Brasília-DF,
25/ABR/2024

Rum é a bebida do ano. Confira receita para drinque com o produto

2018 é o ano do rum e o bartender Rinaldo Honorato mostra como usar a bebida

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Correio Braziliense Publicação:19/01/2018 06:00Atualização:18/01/2018 17:07

O  rum é feito a partir do melaço e de outros derivados da produção de açúcar (Arquivo pessoal/Divulgação)
O rum é feito a partir do melaço e de outros derivados da produção de açúcar

Mesmo antes de o ano chegar, o anúncio já era certeiro: o rum é a bebida de 2018. Para celebrar a escolha como um bom pirata, o Divirta-se Mais convidou o bartender Rinaldo Honorato para falar mais do que se esperar para este ano no mundo dos drinques.

 

Para começar, vale explicar o que é o rum, bebida alcoólica feita a partir do melaço e de outros derivados da produção de açúcar. Após a fermentação desses ingredientes, a bebida é destilada. “O rum é uma bebida secular, de características refinadas e aroma suave. A destilação pode ser feita em alambique ou coluna de destilação”, explica.

 

De fato, a destilação é um processo fundamental e Rinaldo destaca: “Você conhece um excelente rum pela destilação e envelhecimento e barris diferenciados, como o de Jerez”. São vários os drinques que têm o rum como protagonista, como mojito, cuba libre, piña colada e daiquiri.

 

O especialista pontua que o rum não tem origem definida e atualmente são diversos os países que o produzem e o exportam: Martinica, Jamaica, Barbados, Guiana, Trinidad e Tobago, Venezuela, Austrália; Cuba; Porto Rico; México; Bolívia, Rússia e Espanha, entre tantos outros. O Brasil, segundo Rinaldo, faz parte dessa lista também.

 

Destaque tupiniquim

Nem só das bebidas importadas se faz 2018. Para este ano, outra bebida que promete é a cachaça. “O sabor da cachaça vai depender do seu envelhecimento e do barril: “Suave, doce, amargo. Tudo depende”, pontua Rinaldo. Para ele um fator que trouxe a cachaça para o posto de queridinha de 2018 tem relação com a produção: “A nova produção e os sabores diferentes, como canela e banana, são mais suaves para fazer drinques e coquetéis”.

RECEITAS 

Cine Bar

Ingredientes

 

  • 60ml de rum
  • 20ml de syrup de pipoca
  • 15ml de vermouth rosso
  • 20ml de clara de ovo pasteurizada
  • Xarope de Coca-Cola à vontade
  • Suco de limão à vontade
  • Bitter artesanal de canela à vontade

 

 

Modo de preparo

Misture tudo na coqueteleira e sirva gelado.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK