Brasília-DF,
26/ABR/2024

Nutricionista Michelle Mendes ensina receitas para se prevenir da ressaca

Com as festas de carnaval, é bom o folião estar preparado e manter a boa alimentação

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Correio Braziliense Publicação:02/02/2018 06:00Atualização:01/02/2018 15:54
Michelle Mendes indica muita hidratação para curtir a folia  (Antonio Cunha/CB/D.A Press)
Michelle Mendes indica muita hidratação para curtir a folia

 
Chegou o carnaval e com ele a festança e a bebedeira. Infelizmente, toda essa folia, muitas vezes, é acompanhada de alguns imprevistos alimentares, como intoxicação alimentar ou a famosa ressaca. Para ajudar o leitor folião nesta semana, o Divirta-se Mais convidou a nutricionista Michelle Mendes para ajudar a montar um kit, com alguns insumos para a festança, além de dar dicas do que fazer e não fazer nos dias de carnaval.

Na hora de escolher o que colocar na lancheira, a nutricionista logo alerta: “A principal preocupação é levar alimentos que possam manter a sua conservação, qualidade e propriedades durante o tempo em que estiver na folia, ao mesmo tempo em que sejam adequados para suprir as necessidades nutricionais que o momento demanda”, explica.

Dessa forma, ela completa: “Ovo nem pensar! Produtos lácteos como queijos, iogurtes e creme de leite também devem ser evitados. Outros como maionese, frituras, preparações com tomate e carnes mal cozidas de qualquer tipo perdem com mais facilidade”.

A palavra de ordem para quem quer sofrer pouco com a ressaca e aproveitar muito a festança é hidratação. “Apesar de a água ser o principal repositor, podemos incluir a água de coco natural”, sugere. Vale ressaltar que o período causa uma desidratação maior, sendo necessário pensar nos sais minerais também.

Para a energia, a sugestão da especialista são carboidratos integrais, pois fornecem energia por mais tempo: “O ideal é ter em mãos alimentos leves e nutritivos para repor a energia como frutas frescas, castanhas, barras de cereais, barrinhas de proteína”.


RECEITAS

Kit isopor

Ingredientes
l Suco
l Água
l Bebidas isotônicas
l Frutas — de preferência as que não amassam, como maçã, goiaba e tangerina
l Frutas secas
l Castanhas
l Barras de cereal
l Barras proteicas

Modo de preparo
Lave bem as frutas e condicione os alimentos em embalagens adequadas para o transporte. Escolha um recipiente térmico para o transporte, lembrando que alguns alimentos necessitam de resfriamento, o que a embalagem térmica não é capaz de fazer. Para evitar problemas de contaminação, evite insumos sensíveis.
E com a ressaca, como faz?

A ingestão de líquidos é imprescindível para evitar a tão temida ressaca. A nutricionista recomenda que a ingestão de água e bebidas alcoólicas seja feita de um para um. Claro que isso nem sempre acontece e, muitas vezes, o festeiro se vê tomado pela ressaca. Para judar, confira uma receita da nutricionista Michefe Mendes, para aliviar os sintomas da bebedeira:

Suco
Ingredientes
200ml de água de coco
2 rodelas de abacaxi
1 maçã pequena
1 folha de couve
1 colher de sopa de hortelã
4 lascas de gengibre

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK