Brasília-DF,
23/ABR/2024

Aprenda algumas receitas de chips para fazer em casa

As opções vão desde chips de abobrinha com parmesão a de banana-da-terra

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:23/02/2018 06:05Atualização:22/02/2018 18:18
Chips de banana são uma boa alternativa para sobremesa (Hortifruti/Divulgação)
Chips de banana são uma boa alternativa para sobremesa

Versáteis e práticos, os chips são uma excelente opção de snack saudável. Para ajudar, a quem deseja produzir os próprios lanchinhos, a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, sugere algumas receitas, com diversos vegetais. “Os chips preparados em casa são bons para a saúde, pois não levam conservantes e nem gorduras que fazem mal à saúde”, explica.

Entre os nutrientes presentes na receita, a nutricionista lista vitaminas, fibras e minerais. “Se usarmos cenoura, teremos bastante betacaroteno, com tubérculos teremos uma boa fonte de energia, além de potássio. Quando usamos as frutas, temos um bom aporte de fibras, vitaminas de complexo B e potássio”, afirma.

Renata ainda destaca que as receitas podem ser adaptadas e serem fritas ou assadas. “As versões assadas ainda possuem baixa caloria e podem fazer parte de estratégias para redução de peso de forma saudável”, pondera.

Receitas 

 
Chips cenoura
Ingredientes: 
1 cenoura
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Fatie a cenoura em camadas bem finas e, com a ajuda de um papel toalha, retire o excesso de umidade. Tempere com o sal e a pimenta. Cubra uma forma com papel manteiga e acondicione as fatias de cenoura. Despeje um fio de azeite e leve para assar até que fiquem crocantes.

Chips de abobrinha com parmesão
Ingredientes: 
1 abobrinha pequena
100g de queijo parmesão ralado
Orégano e sálvia a gosto
Modo de preparo: Fatie uma abobrinha em camadas bem finas e, com a ajuda de um papel toalha, retire o excesso de umidade das rodelas. Em uma vasilha, misture o parmesão, a sálvia e o orégano. Use para empanar e leve para assar em uma forma coberta com papel manteiga até que fiquem crocantes.

Chips de couve
Ingredientes: 
1 maço de couve manteiga
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Lave as folhas de couve e escorra bem. Seque as folhas com o auxílio de um papel toalha. Disponha os pedaços em uma forma untada com manteiga e tempere com sal e pimenta. Passe nas folhas o restante da manteiga derretida. Leve para assar até que fiquem crocantes.

Chips de batata-asterix
Ingredientes:
5 batatas asterix médias
Óleo de soja para fritar
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Fatie as batatas em rodelas bem fininhas. Com a ajuda de um papel toalha, retire o excesso de umidade. Tempere com sal e pimenta. Aqueça o óleo em uma panela e frite as rodelas de batata com o óleo bem quente. Escorra o excesso do óleo e sirva em seguida.

Chips de abóbora
Ingredientes:
¼ de abóbora
Sal, pimenta do reino e páprica doce a gosto
Óleo suficiente para fritar
Modo de preparo: Fatie a abóbora em camadas finas e tempere com sal, pimenta e páprica. Aqueça o óleo em uma panela e frite as fatias de abóbora com o óleo bem quente. Escorra o excesso do óleo e sirva em seguida.

Chips de banana-da-terra
Ingredientes: 
1 banana da terra (não muito madura)
Suco de 1 limão
Modo de preparo: Fatie a banana em rodelas finas e esprema o limão sobre elas. Cubra uma forma com papel manteiga e leve para assar até que a banana fique crocante.

Chips de maçã com canela
Ingredientes:
1 maçã média
Canela a gosto
Modo de preparo: Fatie a maçã em camadas bem finas, retire o excesso de água e tempere com a canela. Leve para assar em uma forma coberta com papel manteiga até que fique crocante.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK