Aprenda a fazer receitas clássicas com ovo
O alimento é um ingrediente curinga na cozinha
Renata Rios
Publicação:16/03/2018 06:00

Ovo cozido
O ovo é um daqueles ingredientes curinga. É difícil imaginar uma cozinha onde ele não apareça, seja integrado à receita — como em suflês, suspiros e tantas outras receitas —, seja pochet acompanhando um picadinho. Para explorar o ingrediente, o professor Joseny Juvito, do curso de gastronomia do UniCeub, ensina a fazer alguns clássicos e dá dicas para quem vai se aventurar pelas caçarolas.
Tão comuns na gastronomia mundial, os ovos são um ingrediente barato e com diversas possibilidades. “Os ovos caem muito bem com recheios — no caso do suflê — ou servido com molhos, como o holandês, à base de manteiga e ovo”, explica o professor, que logo elucida que o tempero básico para o ingrediente é sal e pimenta do reino.
Sobre a qualidade nutricional do ingrediente, o especialista explica que é um alimento completo. Segundo o professor, o ovo caipira seria um alimento mais saudável, pois as galinhas são criadas soltas e com uma alimentação longe de agrotóxicos, produtos químicos e remédios. “O ovo caipira costuma ser quatro vezes mais rico em nutrientes do que o ovo de granja”, revela o professor.
Sobre a diferença entre a clara e a gema, ele explica: “A gema é composta de 50% de água, 34% lipídios e 16% de proteínas e sais. Enquanto a clara é 10% de proteínas, minerais, glucose e lipídios”. Ele ainda levanta o fato de o ovo possuir uma substância chamada colina, responsável pelas funções neurológicas do ser humano.
RECEITAS

Ovo frito
Ovo frito
Ingredientes
l50ml (aproximadamente)
de óleo na frigideira
l1 ovo
l1 pitada de sal
Modo de preparo
Coloque o óleo em uma frigideira antiaderente e ligue o fogo baixo. Quebre o ovo em um recipiente, para verificar se o ingrediente está bom e evitar que a gema estoure. Coloque o ovo na frigideira, com o óleo ainda morno e tempere, evitando colocar o sal na gema. Mantenha o fogo bem baixo e deixe a gema no ponto desejado. É importante que a clara fique totalmente cozida.
Ovo cozido
Ingredientes
l1 ovo
l1 pitada de sal
lÁgua
lVinagre branco (50 ml, para cada ½ litro)
Modo de preparo
Em uma panela coloque água, vinagre e sal e deixe ferver. Coloque o ovo na água em ebulição, totalmente imerso. Para um ovo mollet são necessários cerca de 5 minutos, já para o ovo totalmente cozido serão aproximadamente 12 minutos.

Ovo pochet
Ovo pochet
Ingredientes
l1 ovo
lÁgua
lVinagre branco (50ml para cada ½ litro de água)
l1 pitada de sal
lErva aromática a gosto
Modo de preparo
Coloque a água para ferver em uma panela com altura de, no máximo, 10cm, adicione vinagre, uma pitada de sal, erva aromática de sua preferência. Quebre o ovo em um recipiente. Faça um redemoinho com a água da panela e coloque o ovo bem no centro do redemoinho. O ovo deve ir formando uma bolinha. Deixe cozinhar por 3 a 4 minutos. Retire com a escumadeira e deixe a água escorrer. Se for demorar a servir, o ideal é deixar o ovo em uma vasilha com água e gelo,
para parar a cocção.
Para usar em casa
Confira alguns macetes e dicas do professor Joseny Juvito!
l Evite que o sal seja colocado na gema, para que ela não estoure
l O sal em contato com o vinagre deixa a casca crocante ao cozinhar. Então, com o toque, você consegue triturar para que, na hora de retirar, saia tudo junto com a película. No final, você tem um ovo liso e bem-feito
l Na hora do corte, para
não ter a gema com aspecto “enrugado”, o ideal é
passar um óleo na
lâmina da faca
l A parte de baixo do ovo é mais grossa, quando viramos o ovo de cabeça para baixo dificulta a penetração do ar e aumenta a durabilidade.
l Não guarde o ovo na porta
da geladeira para não criar rachaduras nas cascas e facilitar a introdução da salmonela no ovo.
l Para higienizar, usar um pano úmido com álcool 70% nas cascas e armazenar em
caixas plásticas.