Brasília-DF,
26/ABR/2024

Aprenda a fazer receitas clássicas com ovo

O alimento é um ingrediente curinga na cozinha

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:16/03/2018 06:00
Ovo cozido (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Ovo cozido
 
O ovo é um daqueles ingredientes curinga. É difícil imaginar uma cozinha onde ele não apareça, seja integrado à receita — como em suflês, suspiros e tantas outras receitas —, seja pochet acompanhando um picadinho. Para explorar o ingrediente, o professor Joseny Juvito, do curso de gastronomia do UniCeub, ensina a fazer alguns clássicos e dá dicas para quem vai se aventurar pelas caçarolas.

Tão comuns na gastronomia mundial, os ovos são um ingrediente barato e com diversas possibilidades. “Os ovos caem muito bem com recheios —  no caso do suflê — ou servido com molhos, como o holandês, à base de manteiga e ovo”, explica o professor, que logo elucida que o tempero básico para o ingrediente é sal e pimenta do reino.
 
Sobre a qualidade nutricional do ingrediente, o especialista explica que é um alimento completo. Segundo o professor, o ovo caipira seria um alimento mais saudável, pois as galinhas são criadas soltas e com uma alimentação longe de agrotóxicos, produtos químicos e remédios. “O ovo caipira costuma ser quatro vezes mais rico em nutrientes do que o ovo de granja”, revela o professor.
 
Sobre a diferença entre a clara e a gema, ele explica: “A gema é composta de 50% de água, 34% lipídios e 16% de proteínas e sais. Enquanto a clara é 10% de proteínas, minerais, glucose e lipídios”. Ele ainda levanta o fato de o ovo possuir uma substância chamada colina, responsável pelas funções neurológicas do ser humano.

RECEITAS
 
Ovo frito (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Ovo frito
 
Ovo frito
 
Ingredientes

l50ml (aproximadamente) 
de óleo na frigideira
l1 ovo
l1 pitada de sal

Modo de preparo
 
Coloque o óleo em uma frigideira antiaderente e ligue o fogo baixo. Quebre o ovo em um recipiente, para verificar se o ingrediente está bom e evitar que a gema estoure. Coloque o ovo na frigideira, com o óleo ainda morno e tempere, evitando colocar o sal na gema. Mantenha o fogo bem baixo e deixe a gema no ponto desejado. É importante que a clara fique totalmente cozida.

Ovo cozido
 
Ingredientes
l1 ovo
l1 pitada de sal
lÁgua
lVinagre branco (50 ml, para cada ½ litro)
 
Modo de preparo
Em uma panela coloque água, vinagre e sal e deixe ferver. Coloque o ovo na água em ebulição, totalmente imerso. Para um ovo mollet são necessários cerca de 5 minutos, já para o ovo totalmente cozido serão aproximadamente 12 minutos.
 
Ovo pochet (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Ovo pochet
 
 
Ovo pochet
 
Ingredientes
 
l1 ovo
lÁgua
lVinagre branco (50ml para cada ½ litro de água)
l1 pitada de sal
lErva aromática a gosto
 
Modo de preparo
Coloque a água para ferver em uma panela com altura de, no máximo, 10cm, adicione vinagre, uma pitada de sal, erva aromática de sua preferência. Quebre o ovo em um recipiente. Faça um redemoinho com a água da panela e coloque o ovo bem no centro do redemoinho. O ovo deve ir formando uma bolinha. Deixe cozinhar por 3 a 4 minutos. Retire com a escumadeira e deixe a água escorrer. Se for demorar a servir, o ideal é deixar o ovo em uma vasilha com água e gelo, 
para parar a cocção.

Para usar em casa 

Confira alguns macetes e dicas do professor Joseny Juvito!

l Evite que o sal seja colocado na gema, para que ela não estoure

l O sal em contato com o vinagre deixa a casca crocante ao cozinhar. Então, com o toque, você consegue triturar para que, na hora de retirar, saia tudo junto com a película. No final, você tem um ovo liso e bem-feito

l  Na hora do corte, para 
não ter a gema com aspecto “enrugado”, o ideal é 
passar um óleo na 
lâmina da faca

l  A parte de baixo do ovo é mais grossa, quando viramos o ovo de cabeça para baixo dificulta a penetração do ar e aumenta a durabilidade.

l  Não guarde o ovo na porta 
da geladeira para não criar rachaduras nas cascas e facilitar a introdução da salmonela no ovo.

l Para higienizar, usar um pano úmido com álcool 70% nas cascas e armazenar em 
caixas plásticas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK