Brasília-DF,
20/JUL/2018

Confira as melhores dicas para fazer um churrasco no dia do jogo

Cuidado com a carne, modo de preparo e mais. Faça o churrasco perfeito

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:15/06/2018 06:00Atualização:15/06/2018 10:19
Paulo Picanha: o ideal é que a carne seja cortada na frente do cliente (Antonio Cunha/CB/D.A Press)
Paulo Picanha: o ideal é que a carne seja cortada na frente do cliente


Existem algumas paixões nacionais e a Copa do Mundo promete reunir três delas: futebol, churrasco e cerveja. Para a data, o Divirta-se Mais convidou o especialista em churrasco Paulo Picanha, do Doutor Picanha, para ensinar alguns macetes na hora de preparar o churrasco.

Para quem ama churrasco, a qualidade da carne e a escolha correta dos cortes é parte importantíssima no resultado final. Paulo Picanha logo informa: “a picanha é a rainha das carnes, ela não pode faltar”. Paulo ainda sugere outros cortes, como a costela, a fraldinha, o contrafilé e o cupim. “Ainda temos alguns cortes mais modernos, mas que são muito bons, como o bife ancho ou o steak de picanha”.
Sobre as características da carne, Paulo explica que o ideal é comprar a carne em um açougue onde a carne seja manejada na hora. “O ideal é que o produto seja cortado na hora, na frente do cliente”, ensina. Ele ainda explica que para as carnes a vácuo, comuns no mercado, é importante que a carne esteja seca: “Aquele suco solto no saquinho pode significar que a carne está há muito tempo guardada ou perdeu temperatura”, alerta.
 
O especialista ainda alerta que quando é a carne está branca, o boi tende a ser novo, mas no caso das gorduras amarelas a carne é, normalmente de um animal mais velho, o que resulta em uma carne menos macia.

Dicas de ouro


Não leve gato por lembre
A picanha é uma peça de cerca de 20cm e pesa, em geral, até 1,2kg. Existe variação entre o peso das peças dependendo da raça, mas o peso total não costuma passar de 1,5kg. Mais que isso, o cliente deve estar levando um pedaço de coxão duro junto da picanha.

Calor no coração
O carvão bem aceso pode ser o diferencial entre um churrasco de sucesso e uma carne mal-assada e suja. A brasa deve estar totalmente acesa, mas sem chamas. Pontos sem acender podem levantar fuligem. Já as chamas acesas queimam a carne.

Vegano também come churrasco!
O carvão agrega o sabor defumado ao que é preparado na churrasqueira e os legumes costumam ficar muito saborosos. Paulo Picanha explica que existem algumas opções para quem é vegano, como um espetinho de legumes ou um refogadinho feito em uma frigideira colocada na churrasqueira. “Costumo usar abobrinha, berinjela, pimentão, tomate e cebola”, sugere.

Quanto come uma pessoa?
Errar a quantidade de carne é um clássico dos churrascos. Paulo calcula, com folga, 500g de carne por pessoa: metade bovina, metade linguiça, asinha de frango, coração... Ele ainda sugere que se faça um arroz carreteiro com o que sobrar.

Confira também uma lista com alguns locais para comprar carnes e cervejas especiais, além de profissionais que realizam o churrasco a domicílio

Churrasqueiros

Doutor Picanha 
(98383-8468 (WhatsApp)/98179-8468; www.facebook.com/doutor.picanha) — serviço de churrasqueiro personalizado além de cursos para grupos fechados mediante agendamento.

Guilherme Churrasqueiro 
(98617-5606; www.facebook.com/GuilhermeChurrasqueiroDF) — serviço personalizado de churrasco mediante agendamento prévio.

Ligue churrasco 
(99989-4599 (WhatsApp); www.liguechurrasco.com; www.facebook.com/liguechurrasco) — serviço personalizado de churrasco mediante agendamento prévio.

Cervejas e carne

Chicago Prime 
(Rua 7 Norte, Edifício Max Mall; 3297-0209), (114 Sul, Bl. C, lj 3; 3256-2187) e (110/111 Norte, Plaza Norte; 3246-7455), aberto das 8h às 23h (loja) e das 12h às 23h (restaurante). — O espaço vende cortes especiais de carnes, equipamentos diferenciados para churrascos, sais diversos e temperos e molhos próprios para carnes. Entre as bebidas, o cliente encontra cervejas especiais e vinhos.

Brace Carnes — Cortes Especiais
(404 Sul, Bl. A, lj 33; 3226-2416), aberto segunda, das 9h às 16h; de terça a quinta, das 9h às 23h; sexta e sábado, das 9h à 0h; domingo, das 9h às 17h. — Açougue e restaurante especializado em carnes especiais com opções de vinhos e cervejas especiais próprios para acompanhar o churrasco. O local vende também cortes das raças angus e wagyu (kobe beef).

Viande Boutique de Carnes 
(103 Sul, Bl. A, lj 16; 3321-1221), aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h, sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 13h. — Casa especializada em carnes possui cortes próprios para churrasco. O local ainda oferece opções de vinhos, cervejas e equipamentos para churrasco.

Stadt Cervejaria 
(Avenida Central. Bl. 1510, 1520 e 1530, lj 3, Núcleo Bandeirante; 3022-0161/99948-3106. Delivery em todo DF), aberto de segunda a sexta, das 11h às 17h; sábado, das 8h às 12h. — Opções de barris de chope de 30 e 50 litros, além de diversos rótulos de cervejas próprias.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK