Brasília-DF,
19/ABR/2024

Confira opções de leite para veganos e intolerantes

Bebida é desvendada para o consumo de todos, confira receitas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:27/07/2018 06:00Atualização:26/07/2018 18:17
Cynara Arnt defende os leites vegetais: bebida viva, com todas as enzimas, aminoácidos e minerais (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Cynara Arnt defende os leites vegetais: bebida viva, com todas as enzimas, aminoácidos e minerais


Quando o assunto é leite, a polêmica parece vir no pacote. O ingrediente é amplamente questionado por alguns nutricionistas, provoca reações restritivas em muitas pessoas e é evitado pelos veganos, que não ingerem derivados de animais. Uma solução pode ser leites feitos a partir de grãos e castanhas, muito saborosos e que podem ser utilizadas como substitutos dos leites de vaca, búfala ou cabra em diversas receitas.

Cynara Arnt, proprietária do restaurnate Vegan-se, ensina um pouco sobre os leites vegetais. “São basicamente dois tipos: os crus e os cozidos. O primeiro, normalmente de castanhas, é apenas hidratado. No segundo, o ingrediente é cozido antes de ser feita a preparação do leite”, explica Cynara. Ela ainda ressalta que a bebida é muito saudável: “Elas são uma bebida viva, com todas as enzimas, aminoácidos e minerais.”
 
Sobre a gama de opções que o comensal encontra, Cynara conta que o principal determinante na escolha de qual leite usar é o sabor. “Cada leite tem um sabor, os mais neutros são o de aveia e o de arroz. Eles também são mais baratos e servem para misturar em outros e fazer render a bebida”, sugere.
 
Entre os queridinhos, Cynara destaca o leite de coco e o de amêndoas. “O leite de amêndoas é ótimo para bebidas, como vitaminas e cafés”. Para a canjica, por exemplo, Cynara recomenda o uso do leite de coco, que ela ainda complementa: “é mais barato e muito versátil”.
 
Simples Assim - leites alternativos. Leite de amendoa do Vegan-se, de Cynara Arnt ( Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Simples Assim - leites alternativos. Leite de amendoa do Vegan-se, de Cynara Arnt
 

Confira uma receita: 

Leites crus 

(Castanha-do-brasil, castanha 
de cajú, amêndoas, coco...)

Ingredientes:
 
l 250g do grão escolhido
l 1l  de água filtrada
l Água para hidratar as castanhas

Modo de preparo:
 
Deixe o ingrediente escolhido de molho por cerca de 8 horas ou durante a noite. Escorra a água, enxágue as castanhas e coloque-as no liquidificador com um litro de água filtrada por 45 segundos. Coe em uma peneira fina ou coador. Guarde na geladeira.


Leites cozidos 
 
(Arroz, aveia, amendoim, soja...)

Ingredientes:
 
250g do grão escolhido
1l de água filtrada
Água para cozinhar

Modo de preparo:
 
Sem utilizar muita água, cozinhe rapidamente o grão escolhido. Retire o excesso de água e coloque os grãos no liquidificador. Bata com água filtrada e coe. Guarde na geladeira.

Dica: Sorvete ou chantili

Entre as características do leite de coco está a textura que ele adquires ao ser congelado. “Ele fica mais encorpado, dá para usar como sorvete ou chantili em bolos ou milkshakes.

Serviço

Vegan-se 
(204 Norte, Bl. A, lj 29; 3522-7875), aberto de segunda a sábado, das 9h às 21h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK