Brasília-DF,
19/NOV/2018

Dia do picadinho: aprenda a preparar a iguaria

A receita é um clássico nos pratos dos brasileiros

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:26/10/2018 06:02
O chef do Carpe Diem Fernando La Roque conta que o picadinho se familiarizou no Brasil como uma receita de fim de noite nas décadas de 1960 e 1970 (CarpeDiem/Divulgacao)
O chef do Carpe Diem Fernando La Roque conta que o picadinho se familiarizou no Brasil como uma receita de fim de noite nas décadas de 1960 e 1970
 
Hoje é dia dele, que, acompanhado de um ovinho e uma banana, não pode faltar no cardápio do brasileiro: o picadinho. A receita, simples e deliciosa — como a comida afetiva deve ser — pode ter diversos macetes, truques e toques especiais. O mais importante é fazer o preparo ao seu gosto. Para ajudar quem deseja se aventurar pelas caçarolas, o chef Fernando La Roque, do Carpe Diem, ensina como fazer um picadinho de encher os olhos!

Sobre a receita, o chef revela que o picadinho surgiu nas boates, nos anos 1960 e 1970. “O picadinho é uma refeição de execução fácil desde que tenha pré-preparo, virou moda e, como forma de alimentar os notívagos, é complementado com as guarnições favoritas dos brasileiros como farofa, ovo e banana”, revela.

O chef ainda dá dicas de como deixar a receita beirando a perfeição. Uma das mais importantes é a uniformidade. Os cubos de carne devem ser cortados todos do mesmo tamanho, na ponta de faca, com no máximo meio centímetro. “Cortes fora de padrão comprometem a qualidade e apresentação do prato”, alerta La Roque.


Receita

Ingredientes:

250g de filé-mignon cortado em cubinhos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de tomates picados, sem pele e sem sementes
1 colher (sopa) de uvas-passas
4 colheres (sopa) de caldo de carne
Redução de vinho tinto
Sal
Pimenta-do-reino
Salsinha picada
Cebolinha picada
Conhaque para flambar

Modo de preparo

Em uma panela quente, refogue a carne com manteiga e azeite. Quando estiver dourada, tempere com sal, pimenta, cebola, alho e  tomate em cubos, e as uvas-passas. Deixe refogar um pouco mais e acrescente o conhaque para flambar. Junte o caldo de carne aquecido e deixe cozinhar por alguns minutos até o molho encorpar. Finalize com a salsinha e a cebolinha e sirva com arroz, farofa, ovo pochê e banana à milanesa ou frita.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK