Brasília-DF,
17/MAR/2024

Os congelados também podem ser saudáveis; aprenda como

Congelar a comida pode ajudar a otimizar seu tempo, mas existem cuidados

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:11/01/2019 06:01Atualização:11/01/2019 15:37
Michelle Mendes:
Michelle Mendes: "É melhor um congelado saudável do que uma comida industrializada"
 
A rotina corrida do dia a dia torna a alimentação saudável um trabalho nem sempre fácil. Cozinhar diariamente demanda tempo. Para facilitar essa tarefa, Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncológica da Aliança Instituto de Oncologia, dá dicas de como congelar refeições saudáveis para começar bem este ano!

O primeiro ponto que a nutricionista levanta é que, apesar de o ideal ser consumir produtos frescos, as comidas congeladas são uma boa alternativa para quem não tem tempo. “É melhor um congelado saudável do que uma comida industrializada”, informa. Michelle explica que, quando se congela um alimento, há perda de nutrientes, mas ela reforça que apesar disso, eles ainda são melhores que, os industrializados.

“O tipo de alimento, o recipiente usado e o tempo de conservação são aspectos importantes na hora do congelamento e isso varia muito”, avisa. Outro cuidado é fazer as porções de acordo com a necessidade, uma vez que o alimento descongelado não se deve ser levado ao congelador novamente.

Michelle esclarece que o ideal é que as comidas sejam congeladas separadamente. “Os alimentos devem ser armazenados separadamente e, sempre que possível, opte por potes de vidro ou papel manteiga substituindo as vasilhas plásticas e plástico filme, já que esse último material acaba liberando toxinas nos alimentos”, ensina a nutricionista.

Receitas

 

Acertando na marmita 

 
Confira algumas sugestões de marmitas para congelar:

Purê de batata-doce e carne moída
Arroz integral, feijão, carne de panela e cenoura cozida
Caldo de frango ou carne
Creme de abóbora com carne moída
Escondidinho de carne
Almôndegas

Tabela de congelamento

O tempo que a comida pode ser armazenada depois de congelada varia de acordo com o alimento em questão

Pães e bolos: devem ser esfriados antes de ser congelados e podem ficar congelados por 6 meses.

Frutas: congele individualmente as maduras e sem danos. Podem ficar até 12 meses.

Hortaliças que se comem cruas não devem ser congeladas.

Preparações feitas em casa como arroz, feijão e carnes, podem ser armazenadas e podem ficar congeladas por cerca de 3 meses.

Peixes e frutos do mar se degradam mais rápido. O ideal é congelar o mais fresco que puder e ele durará cerca de 3 meses.

Molhos, sopas e demais preparações líquidas: cerca de 3 meses.

Leite e iogurte não devem ser congelados, pois acumulam mais água, assim como o queijo minas frescal. Já os queijos que contêm mais gordura, como muçarela, prato e brie, mantêm as propriedades, assim como a manteiga. O tempo para congelamento vai de 6 a 8 meses.

Batatas: quando cozidas inteiras ou em pedaços, não mantêm a mesma textura após serem congeladas. Porém, na forma de purê, elas conservam bem.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK