Brasília-DF,
17/MAR/2024

Conversa com a especialista: Aprenda a usar azeites aromatizados

Veja como conservar, produzir e harmonizar

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariah Aquino* Publicação:01/02/2019 06:02

Os azeites aromatizados dão um toque a mais a assados, saladas e massas (Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press)
Os azeites aromatizados dão um toque a mais a assados, saladas e massas

 

Os azeites são sempre uma boa opção para dar aquele toque especial aos mais diversos alimentos. Além de saboroso, o produto diminui o colesterol, tem ação anti-inflamatória e é fonte de antioxidantes. Cinira Duarte estudou no Laboratório de Estudos Técnicos da Agronomia da Universidade de Lisboa e tornou-se especialista no óleo. Ela dá dicas importantes para conservação e harmonização de azeites aromatizados.

 

Em primeiro lugar, é importante conhecer quem está por trás da produção se for comprar o produto pronto. Cinira explica que a fabricação exige cuidados especiais e, por isso, é importante conhecer o fabricante.

 

Se for para produzir em casa, é melhor fazer pequenas porções. “Uma das coisas mais importantes é que o azeite não pode ter uma molécula de água sequer”, ela ressalta. “Qualquer ingrediente que for inserido deve estar extremamente seco”. Para conservação, é importante manter os azeites saborizados longe de oxigênio, luz e calor excessivos. Por isso, mantê-lo bem fechado e num armário é o ideal.

 

O azeite aromatizado com ervas vai bem com molhos e saladas, além  de dar um toque especial para assar carnes ou peixes. Podem ser usadas folhas como tomilho, manjericão e sálvia. A única restrição é a folha de louro. “Aprendemos que a folha de louro não pode ser colocada porque ela desestabiliza o azeite, faz com que ele ‘caminhe para o ranço’”, diz Cinira.

 

Quando o tempero acrescentado for o alho, é possível harmonizar bem com omelete, molho de tomate e pizzas. O sabor fica mais forte, segundo a especialista. Já no azeite harmonizado com limão siciliano, é possível incrementar saladas de folhas e até mesmo bolos e sorvetes, de acordo com o gosto pessoal. 

 

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK