Brasília-DF,
23/MAR/2019

Conversa com o especialista: aprenda mais sobre o café!

Ensei Neto é o autor do livro Receitinhas para você - café

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:22/02/2019 06:01

Ensei Neto é autor do livro Receitinhas pra você %u2014 Café (Arquivo Pessoal/Divulgação)
Ensei Neto é autor do livro Receitinhas pra você %u2014 Café

 

O café faz parte da cultura nacional. Coado, em cápsula, espresso ou até na moka —  o que não faltam são maneiras de preparar e consumir a bebida. E foi por esse assunto, tão extenso, que o paulista, músico e engenheiro químico, Ensei Neto, decidiu se enveredar há 30 anos.

 

A paixão virou livro: Receitinhas para você — Café. Na publicação, o leitor se depara com uma introdução ao assunto e algumas receitas usando o ingrediente. “Esse livro é parte de uma coleção. Ele serve como um guia básico para quem quer aprender sobre café, conhecendo desde as histórias do grão até algumas dicas sobre a bebida”, explica o autor.

 

Ensei Neto conta que o café chegou ao Brasil pelo Norte e Nordeste e foi descendo para o Sul. “Foi no Sudeste que o grão encontrou um clima favorável e se adaptou muito bem. Por muitos anos, a produção se concentrou próximas às serras, devido ao clima”, revela o especialista. Ensei ainda compara o cafeeiro às parreiras usadas para a produção de vinhos. 

 

Outro assunto presente em Receitinhas para você — Café são as cápsulas. Na visão dele, esse produto não é o melhor café, nem um café de má qualidade. “O café em cápsula funciona como uma introdução ao café”, pondera.

 

O ideal é que o pó do café seja moído na hora de ser consumido. “Dessa forma, a oxidação não chega a fazer a qualidade do café cair”, informa Ensei. Ele ainda ensina que, para evitar a oxidação, a embalagem deve ser fechada sem ar no interior. Uma alternativa pode ser fracionar o pó.

 

Uma polêmica que envolve hoje o cafezinho nosso de cada dia é adoçar ou não a bebida. Para o especialista, é uma coisa pessoal. O ideal, para a bebida, é  não levar adoçante ou açúcar. “O café é colhido maduro e ele deve trazer naturalmente um sabor adocicado. Se o café é de boa qualidade, minha sugestão é que, aos poucos, se vá reduzindo a quantidade de açúcar”, sugere.

 

Receita

 

Gelatina de café

 

Ingredientes

12g de gelatina sem sabor

100ml de água quente

400ml de café forte filtrado (use 3 colheres (sopa) de pó par cada 500ml de água)

Açúcar a gosto

 

Cobertura

1 lata de creme de leite

1 lata de leite condensado

 

Modo de preparo

Misture a gelatina e a água quente. Quando estiver homogêneo, acrescente o café. Coloque na forma e deixe esfriar. Quando estiver firme, cubra com o leite condensado e o creme de leite misturados 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK