Brasília-DF,
26/ABR/2024

Desce mais uma: Confira a conversa com a chef Simone Jabour

A cozinheira conta como conciliou a maternidade à administração do buffet Sweet Cake

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:22/03/2019 06:02

 (Rafael Facundo/Divulgação)

 

As festas de Brasília não seriam as mesmas se não fosse o intenso trabalho que Simone Jabour, em parceria com a família, tem desenvolvido nos 26 anos de Sweet Cake. A casa é especializada em bufês de eventos, além de ter loja em dois pontos da cidade com diversas alternativas.

 

Simone conta que cozinhar é uma coisa que corre no sangue da família — o que pode ser constatado pelo envolvimento dos três filhos na área gastronômica. “Toda minha família cozinha, fui autodidata, aprendi vendo”, pontua. A chef ainda se lembra de que quando criança, a mãe, a mineira Maria Regina, fazia bolos e balas de coco, por exemplo, “Sempre fazíamos nossos jantares festivos na casa da minha mãe”, relembra.

 

Mas, a decisão de se jogar na vida de chef veio com a maternidade. Quando a primeira filha nasceu, Gabriela, Simone conversou com o marido e decidiu parar de trabalhar. “Para ajudar nas contas de casa, eu fazia doces e salgados em casa, para vender”, conta. Simone ainda aproveitou para ter logo a família que planejava e na sequência engravidou do segundo filho, Luiz Augusto, e da mais nova, logo depois, Luíza.

 

“Quando a Luíza fez 2 anos, vi essa loja. Era perto de casa, o comércio ainda era vazio, só tinha uma farmácia do meu lado”, descreve. “Começamos a loja há 26 anos e o bufê há 25. Lembro de ter que trabalhar à noite e a Luíza era muito apegada a mim. Montava uma caminha para ela debaixo da mesa do bufê e a deixava dormindo enquanto eu cozinhava”, revive.

 

O negócio foi crescendo e Simone foi precisando de mais ajuda. “Tive noites, próximas às festas de fim de ano, por exemplo, que dormi na cozinha da loja para dar conta de tudo. Nessa época, com a equipe pequena, passava a madrugada assando as encomendas”, ela lembra. Claro que a ajuda chegou primeiro, o marido deixou o trabalho para ajudar na loja, assim como a equipe foi crescendo. “Sempre tive muita sorte com meus funcionários. Tenho muitos que trabalham comigo desde que abri a loja. Alguns já até se aposentaram. Acabam virando parte da família e faço questão de me preocupar com cada um”, se orgulha.

 

Filhos bem-encaminhados

Os filhos de Simone não fugiram da vocação familiar. A mais velha, Gabriela, cursou nutrição e é formada na Le Cordon Bleu parisiense. “Gabriela gosta de fazer doces, mas também tem uma mão muito boa para salgados”, revela cheia de satisfação. Já Luiz Augusto abriu a GB vinhos, onde ele ostenta o diploma de sommelier da ABS. “O Luiz, às vezes, me liga no meio de alguma viagem e me pede receitas por telefone. No final, dá certo e os pratos são surpreendentes”, relata animada.

 

Para fechar, a mais nova também se encontrou na gastronomia. Luíza chegou a cursar direito, mas, um dia, ela desabafou para os pais que não queria seguir a área. “Ela nos falou que queria fazer gastronomia e imediatamente apoiamos. Luíza se formou no Iesb e já fez estágio no Maní, da chef Helena Rizzo. “Atualmente, Luíza está cursando a escola de confeitaria Ferrandi, em Paris. Ela fica lá até o fim do ano.”

 

Qualidade e o futuro

Atualmente, a Sweet Cake possui dois endereços — Lago Sul e 412 Sul. “As pessoas nos cobram para abrir novas lojas, na Asa Norte e em Águas Claras, mas não quero abrir sem ter como garantir a qualidade que já temos nas duas lojas”, explica Simone. Sobre um futuro mais próximo, ela indica que os clientes confiram as novidades do cardápio tanto para encomendas quanto no balcão. Ela destaca ainda o cardápio especial para a Páscoa, que já está à disposição dos clientes.

 

 

Serviço

Sweet Cake

(412 Sul, Bl. D, 3345-3531; QI 21, Comércio local, Lago Sul, 3366-3531), aberto de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 18h30. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK