Brasília-DF,
17/MAR/2024

Confira receitas especiais com tilápia para a semana santa

A chef Catarina Melo ensina o passo a passo para a tilápia na manteiga de sálvia e para a tilápia empanada com gergelim

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:12/04/2019 06:01Atualização:11/04/2019 18:31
Tilápia na manteiga de sálvia e Tilápia empanada com gergelim e raspas de limão são as especialidades da Chef Catarina Melo (Vinicius Cardoso Vieira/CB/D.A Press)
Tilápia na manteiga de sálvia e Tilápia empanada com gergelim e raspas de limão são as especialidades da Chef Catarina Melo


A semana santa está batendo à porta e, como é de costume, a sexta-feira é reservada para os peixes. São muitos os que podem ser escolhidos, mas, para quem vai fazer em casa, a tilápia é meio caminho andado para o sucesso. A chef Catarina Melo, da escola de gastronomia Chef Catarina Melo, ensina um pouco sobre o pescado e ainda dá o passo a passo para duas receitas de tirar o chapéu.

“A tilápia é um peixe muito suave, as crianças mesmo adoram. Ele também é mais fácil de manusear, pois geralmente já é vendido sem pele e espinhas”, explica a chef. Ela ainda pontua que o peixe aguenta bem o congelamento, outra vantagem para quem vai cozinhar em casa.

A primeira receita sugerida pela chef é uma tilápia empanada com gergelim e raspas de limão. “Essa receita pode ser feita tanto no formato de iscas quanto com o filé inteiro. As crianças adoram esse prato”, garante a chef. No segundo preparo, a tilápia na manteiga de sálvia é prática e ainda mais rápida que a primeira. “Deixo a sálvia ficar bem crocante, assim como o colorau faz uma casquinha no peixe, o que dá um diferencial”, explica.

Para quem deseja aprender um pouco mais sobre o ingrediente em aula, a chef disponibiliza mensalmente um curso de tilápia. Em abril, a aula ocorrerá dia 16. “Ainda trabalho com curso de salmão de e bacalhau, que podem ser marcados”, informa.

Receitas


Tilápia empanada com gergelim e raspas de limão (4 pessoas)

Ingredientes:
4 filés de tilápia inteiros
alho picado
2 ovos
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de rosca
½ xícara de gergelim preto e/ou branco crus
Raspas de 1 limão
Sal a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Tempere os pedaços de tilápia com alho e sal. Em três tigelas separadas disponha, nesta ordem: farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca misturada com gergelim e raspas de limão. Empane os filés passando primeiro pela farinha de trigo, em seguida pelos ovos batidos e, por último, na mistura de farinha de rosca com gergelim e raspas de limão. Frite os filés em óleo bem quente e sirva em seguida.

Tilápia na manteiga de sálvia (4 pessoas)

Ingredientes:
4 filés de tilápia inteiros ou cortados na metade
Alho picado a gosto
Manteiga a gosto
Folhas de sálvia a gosto
Colorau a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma frigideira, coloque a manteiga para derreter e frite as folhas de sálvia. Quando as folhas estiverem quase crocantes, acrescente o peixe temperado com alho, sal e colorau e frite por cinco minutos. Sirva em seguida.

Serviço

Chef Catarina Melo – Cursos e gastronomia 
(chefcatarinamelo.com.br; 98116-4301), ligações das 8h às 20h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK