Simples assim: Aprenda a fazer o bolinho destilado do Destilaria Bar
O estabelecimento participa do festival gastronômico 'Comida di buteco'
Entre os estreantes do festival de petiscos Comida di Buteco deste ano está o Destilaria Bar, que funciona em Taguatinga há 15 anos. A casa já é conhecida pelos brasilienses pela feijoada que os proprietários Odair Leite e Maria Lucilene garantem ser a melhor da cidade. Agora, ela entra no festival — que vai até 5 de maio — com um petisco especial.
Segundo Odair, a inspiração para o bolinho destilado com molho na kenga vem dos clientes da casa. “Eles pedem até para beber o caldo do molho!”, relata. Para quem vai se aventurar a fazer a receita em casa, Odair e Maria Lucilene dão a receita e ainda garantem que é fácil ser reproduzida em casa. Confira!
Receita
Bolinho destilado com molho na kenga (rende 15 a 20 bolinhos)
Ingredientes
250g de farinha de trigo
250g de carne de sol
250ml de leite
200g de abóbora japonesa
½ cebola
½ dente de alho
1 colher (café) de pimenta-de-cheiro picada
1 colher (sopa) cheia de salsa e cebolinha
25g de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
15ml de cachaça
15g de mostarda
50ml de creme de leite
Farinha de rosca para empanar
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Massa: Refogue ¼ de cebola picada na manteiga, acrescente leite, sal, 100g de abóbora japonesa cozida e deixe ferver. Logo depois, adicione farinha de trigo até formar uma massa homogênea. Deixe esfriar e reserve.
Recheio: Cozinhe a carne de sol para desfiar. Refogue no azeite ¼ de cebola, alho, pimenta-de-cheiro — todos picados — e pimenta do reino. Aguarde resfriar e acrescente o queijo ao recheio.
Molho: cozinhe o restante da abóbora. Bata no liquidificador junto com a casca. Refogue no azeite, alho, cebola, pimenta, mostarda e cachaça. Acrescente a abóbora batida e 5ml de creme de leite.
Finalização: modele o bolinho e finalize com farinha de rosca. Frita na gordura a 180ºC.
Onde comer
Destilaria Bar
(CSB 7, lt 5, lj 2, Taguatinga; 3964-7055), aberto de segunda a quinta, das 16h à 0h, de sexta a sábado, das 10h à 0h; e domingo, das 10h às 20h.