Brasília-DF,
26/ABR/2024

Sommelière sugere combinações de queijos e vinhos

Vinho com queijo é uma boa combinação para suportar o frio do inverno

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:19/07/2019 06:01Atualização:18/07/2019 16:24
Sommelière Thaís Lina dá dicas de combinações de vinhos e queijos (Arquivo pessoal)
Sommelière Thaís Lina dá dicas de combinações de vinhos e queijos
 
O frio pede vinho e os vinhos pedem queijos. Mas a arte de combinar os queijos e os vinhos nem sempre é simples. Das pequenas às grandes diferenças, existe uma diversidade significativa de sabores, texturas e aromas. Como combiná-los com maestria?

Para ajudar o leitor, a sommelière do L’Alcofa, restaurante da Pousada Inácia, Thaís Lina, ensina um pouco sobre como fazer o casamento perfeito.

O primeiro passo é escolher os queijos. Nesse sentido, o que vale é o seu gosto. “Opte por queijos que agradem o seu paladar”, explica Thaís. No caso de muitos convidados, a dica é fazer um mix de queijos: “Coloque opções variadas, para agradar a todos os paladares”, sugere.

Na escolha dos vinhos, algumas características dos queijos devem ser levadas em consideração, como gordura, acidez, doce, salgado, amargor e picante: “O segredo da harmonização é manter o equilíbrio, para que um não sobressaia sobre o outro. Escolha vinhos que estejam no mesmo nível de sabor e intensidade dos queijos.”

Além dos vinhos, é importante lembrar da água. A especialista explica que, além de limpar o paladar, o líquido lhe mantém hidratado — uma mão na roda contra a ressaca. Pães também ajudam a limpar o paladar, mas evite os temperados. Outras boas alternativas para acompanhar os queijos são frutas. “Recomendo uvas e morangos, ou frutas secas, como damascos e tâmaras; patês, como o de tomate seco e o de peito de peru, mel; e geleias, como a de pimenta. Para finalizar, frios, como parma, lombinho canadense, salame italiano, que harmonizam muito bem”.

Ela ainda sugere para os dias frios vinhos encorpados e queijos mais fortes. Confira outras dicas da especialista ao lado.

Queijos duros 
Queijos duros, como gruyére e grana padano, harmonizam bem com cabernet sauvignon, merlot, tempranillo, barolo, brunello, zinfandel.

Queijos semiduros
Queijos semiduros vão bem como pinot noir, beujolais, barbera. Para quem prefere brancos, um torrontés, chenin blanc, gewürztraminer são boas opções.

Queijos de massa filada
Muçarela e provolone, por exemplo, vão bem com merlot ou cabernet franc.

Queijos azuis
Roquefort, gorgonzola são exemplos dos queijos azuis. Eles harmonizam bem com vinhos doces e fortificados, como vinho do porto, sauternes, late harvest.

Queijos macios
Queijos macios, como é o caso do brie, harmonizam bem com um beaujolais, gamay. Para quem prefere brancos, um vinho verde, ou um pinot grigio são excelentes opções.

Serviço
L’Alcofa 

(Pousada Inácia, Fazenda Almécegas, Condomínio Avalovara, Zona Rural. Entrada para o Vale Verde, km 159 da GO 118; (62) 99908-0895).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK