Brasília-DF,
17/MAR/2024

Farinha de milho ou mandioca? Confira as características de cada uma

Os especialistas Henrique Salsano e Ana Carolina Meireles explicam as diferenças de cada uma

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:04/10/2019 06:00Atualização:03/10/2019 18:12
 (Arquivo pessoal)

Escolher qual farinha usar pode parecer uma tarefa simples. Mas, diante de tantas alternativas, em qual apostar? Qual a diferença da farinha de milho para a de mandioca? O consultor gastronômico Henrique Salsano explica que a escolha depende do resultado que se deseja obter. “Se a farinha for seca e fina ou média pode ser boa para ser usada na mesa ou para dar liga (pirão), ou até mesmo fazer algum bolo. Com esta, também usaria para fazer o empanado. Já a farinha de puba ou d’água, podemos fazer a farofa com aspecto e umidade bem interessantes”, explica.

Milho x Mandioca


A gerente de qualidade do Café do Sítio, Ana Carolina Meireles, ensina um pouco mais sobre as características das farinhas.

Farinha de milho: 

Essas são obtidas pela moagem dos grãos de milho. A moagem pode ser seca ou úmida, o produto costuma ser refinado para separar a casca e o germe do milho. Os tipos de farinha de milho se diferem basicamente pelo tamanho do grão. “A farinha de milho é utilizada em muitas receitas, desde as mais simples às mais sofisticadas. É rica em nutrientes, tais como vitaminas do complexo B, vitamina E, minerais e fibras. A farinha de milho promove a produção de energia, estimula o sistema imunológico, combate a anemia, diminui os índices do colesterol LDL e não contém glúten”, pontua Ana Carolina Meireles.

Farinha de mandioca: 

Essas são divididas em três grupos: Farinha secas — feita com raízes lavadas, descascadas, raladas, prensadas, peneiradas e secas no forno —; farinha d’água — as raízes são colocadas na água, e deixadas para fermentar. Depois de amolecidas, elas serão descascadas, raladas, peneiradas e secadas em forno quente —; farinha mista — que, como o nome, indica mistura dos dois preparos já citados. 

“Por ser rica em carboidrato, a farinha de mandioca é uma fonte de energia, responsável também por prevenir cãibras e favorecer a contração muscular, por ser rica em potássio, e ajuda a prevenir anemia, por conter ferro”, informa a gerente.

Receita


Farofa de ovos

Ingredientes
  • 80ml de óleo de girassol
  • 35ml de manteiga de garrafa
  • ½ unidade de cebola
  • 4 ovos
  • Cebolinha
  • 150g de farinha de mandioca amarela

Modo de preparo
Corte a cebola em cubos pequenos. Coloque na frigideira a manteiga e o óleo. Acrescente a cebola com pouco de sal e deixe suar. Adicione os ovos batidos e temperados. Deixe cozinhar um pouco e, antes de ficarem duros, acrescente a farinha e rompa os ovos, misturando. Finalize com a cebolinha.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK