Brasília-DF,
19/OUT/2019

Simples assim: Confira dicas para turbinar sua tapioca!

A chef Alessandra Brant, do Arca do Sabor, ajuda a elaborar a popular iguaria

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:11/10/2019 06:00Atualização:10/10/2019 20:24
Alessandra Brant apresenta receitas que atendem adultos e crianças (Vinny C./CB/D.A Press)
Alessandra Brant apresenta receitas que atendem adultos e crianças
 
A tapioca é um ingrediente oriundo da mandioca amplamente apreciado no Brasil afora. Simples de ser preparada, ela não possui glúten e aceita uma ampla gama de recheios e complementações na massa, indo sem complicações de receitas salgadas às doces.

A chef Alessandra Brant é proprietária da Arca do Sabor — escola de gastronomia onde os pequenos colocam a mão na massa. Ela ajuda o leitor a fazer a tapioca com um algo mais.

“Tanto para as crianças quanto para os adultos é uma boa alternativa incorporar grãos à massa. É uma forma da tapioca ficar mais nutritiva”, informa a chef. Ela diz que, caso a massa fique quebradiça, basta reduzir a quantidade de grãos ou aumentar a de goma.

Confira dicas da chef Alessandra Brant de como fazer uma tapioca nota 10!

Para a massa:


1) Durante a hidratação do polvilho doce, utilize suco de cenoura (cor laranja), suco de beterraba (cor roxa), suco de jenipapo verde (cor azul), suco de salsinha (cor verde)... Use a sua imaginação.

2) Depois de hidratada, acrescente sementes na goma, antes de ir para a frigideira e finalizar a sua tapioca. Vale colocar Chia, Linhaça (inteira ou moída), sementes de abóbora, pedaços de castanhas, gergelim e flocos finos de aveia. Separadas ou misturadas. Qual a quantidade? Meia colher de sopa de sementes (ou uma mistura delas) para cada três colheres de sopa de goma.

3) Para fazer a tapioca: aqueça uma frigideira antiaderente, sem untar, e peneire a goma úmida diretamente sobre o fundo, fazendo uma camada fina, mas que cubra todo o fundo. Deixe em fogo alto por cerca de 30 segundos: a parte de cima vai “juntar”. Vire e deixe por 15 segundos. Lembre-se de deixar a vasilha de goma sempre fechada para não perder a umidade. Deixe a tapioca pronta tampada com um pano ou um prato para não endurecer e ficar flexível até a hora de rechear.

Para rechear:


Tapioca de abobrinha com cottage


Ingredientes
  • 4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada;
  • 1/2 colher (sopa) de sementes de linhaça dourada;
  • 3 colheres (sopa) de abobrinha ralada (crua ou refogada);
  • 1 colher (sopa) de queijo cottage;
  • Folhas de manjericão a gosto.

Modo de preparo
Peneire as colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Polvilhe por cima a linhaça dourada. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture a abobrinha ralada com o queijo cottage e o manjericão. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de banana, canela e mel


Ingredientes
  • 4 colheres (sopa) de goma tapioca hidratada
  • 2 ovos mexidos
  • 1 colher (sobremesa) de mel
  • 1 banana madura
  • Canela a gosto

Modo de preparo
Peneire as colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture a banana amassada, com mel e canela. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de ovo com tomate


Ingredientes
  • 4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
  • 2 ovos mexidos
  • 1 colher (sobremesa) de requeijão
  • ¼ de tomate picado
  • Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo
Peneire as colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture os ovos mexidos com o requeijão, o tomate, a salsinha e a cebolinha. Adicione este recheio à tapioca.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK