Brasília-DF,
23/AGO/2017

Ninfomaníaca 2 estreia nesta quinta-feira com protagonista que rejeita o politicamente correto

Filme de Lars von Trier traz imagens que atingem o desconforto

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:13/03/2014 07:00Atualização:13/03/2014 09:40

A personagem Joe, interpretada por Charlotte Gainsbourgh, no polêmico filme de Lars von Trier (California Filmes/Divulgação - 8/1/14)
A personagem Joe, interpretada por Charlotte Gainsbourgh, no polêmico filme de Lars von Trier

Com aquele mesmo desconforto de serragem acantonada por debaixo de uma unha, Lars von Trier sabe incomodar. Mais bem comparado, aliás, o cineasta ficaria num paralelo com um pelo encravado, especialmente, ao sul do corpo — terreno fértil para fundar muitas das questões tematizadas na segunda parte do escandaloso Ninfomaníaca. “Quando você compra um tigre, tem que alimentá-lo”, destaca o personagem Jerôme (Shia LaBeouf), numa menção à qualidade insaciável da mulher Joe (Charlotte Gainsbourgh). A insatisfação constante do lar pouco aconchegante é a fratura que move Joe, aflita para romper a casca do “conforto doméstico relaxante” que ela experimenta.

A quilômetros da castidade, o voto de Lars von Trier é de silêncio. Joga a favor, provavelmente, a campanha pessoal de quem se gaba (com direito até à estampa na camiseta) de ser persona non grata. Banido dos cinemas turcos e com trailer vetado na Romênia (que não optou pela proibição da obra nos cinemas), Ninfomaníaca: Volume 2 chega às projeções internacionais desprovido de números de bilheteria mundial, incógnito, entre o sucesso e o fracasso. Na classificação britânica de recomendação etária, o estardalhaço ganhou forma: violência pesada e forte sexo real, além de pesadas referências sexuais, foram referenciadas pelo British Board Film.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES