Julho é o mês das mostras cinematográficas em Brasília
Teatro da Caixa, CCBB e Cine Brasília sediam mostrar com produções nacionais e internacionais de cinema
No mês de julho, três mostras de cinema preparadas para os brasilienses fãs de sétima arte oferecem curtas e longas nacionais e internacionais. As temáticas também são diversas e vão da geração beat às atualíssimas questões de gênero.
A mostra Directoras, no Cine Brasília, homenageia mulheres diretoras de cinema e tem entrada franca. Entra as produções, é possível assistir a Um ramo, curta-metragem surrealista da brasileira Juliana Rojas, que conta a história de uma mulher cujo corpo começa a ser coberto de folhas. O argentino Os animais, de Paola Buontempo, e o alemão Contrast, de Carmen Büchner, usam a natureza e o tema dos animais para falar da sociedade.
Geração beat, retrospectiva em cartaz no CCBB resgata clássicos dos anos 1950 e 1960, com entrada por R$ 5 (a meia-entrada). Trazendo clássicos como On the road, de Walter Salles, e Drugstore cowboy, de Gus Van Sant, que retratam uma juventude em busca de quebrar as regras através das drogas e do sexo.
Já na Caixa Cultural, a atração é Cinema new queer. Estão em cartaz produções que visam debater e retratar os conflitos e conceitos de gênero, casos do nacional Madame Satã, de Karim Aïnouz, e do japonês Tabu, de Nagisa Oshima. A meia entrada para a mostra custa R$ 2.