Brasília-DF,
17/MAR/2024

Item essencial na cozinha, a panela deve ser escolhida com cuidado

Além do aço inox há outros materiais amplamente utilizados na fabricação do item, como cobre, alumínio, cerâmica, vidro e barro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:14/06/2013 06:08Atualização:13/06/2013 14:15
Maximiliano recomenda panelas inox (Edilson Rodrigues/CB/D.A Press)
Maximiliano recomenda panelas inox
Seja uma cozinha caseira ou a de um grande restaurante, um item é comum e essencial a todas elas: a panela. Porém, tantos modelos disponíveis no mercado deixam confuso até mesmo o consumidor mais experiente que planeja montar sua cozinha gourmet.

Ao contrário do que se imagina, panelas francesas ou alemãs fabricadas em ferro ou cobre podem até fazer bonito, mas, para o cotidiano o melhor tipo é o de aço inox, com excelente relação de custo-benefício. Quem explica é Maximiliano Sommo, professor de técnicas de cozinhas básicas e avançadas no Iesb. “Tem três fatores nas panelas desse material que são muito importantes: o primeiro é não serem tóxicas. Segundo, serem duráveis — podem conservar-se por muito tempo. Terceiro, e também considerável, é o modo com que elas transmitem a temperatura”, afirma Sommo, formado pelo Instituto Argentino de Gastronomia.

Além do aço inox, outros materiais amplamente utilizados são o cobre, alumínio, cerâmica, vidro e barro. Segundo o professor, as de cobre são as mais caras porque conduzem melhor a temperatura. Por outro lado, assim como as panelas de alumínio, elas liberam materiais tóxicos. Já as de ferro, como as famosas Le creuset têm uma desvantagem: o peso.

As mais desejadas
Maximiliano Sommo revela quais as melhores panelas do mercado

Francesa
Quando se fala em panelas de ferro fundido, as francesas esmaltadas são desejo de consumo tanto de chefs quanto de consumidores em geral. Normalmente, são comercializadas em cores fortes e revestidas em vidro ou cerâmica, o que proporciona um cozimento uniforme e reduz o consumo de gás.

Alemã
De acordo com Sommo, a marca alemã apresenta panelas muito boas e tradicionalíssimas. A linha feita em cobre é uma das mais populares. O ideal é que elas tenham um revestimento de aço inox para evitar o contato do alimento com materiais tóxicos que são liberados com seu uso frequente.
    • 13/06/2013
    • Gastronomia - Panelas gourmet
descrição

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK