Brasília-DF,
24/ABR/2024

No cardápio do Dom Francisco, dois pratos da estação oferecem ingredientes típicos

No menu: o frango caipira com molho de pequi e caju acompanhado por mangaritos sautée e a pescada amarela grelhada, com molho de cagaita e mousseline de mangarito

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Rebeca Oliveira Sara Campos - Enviada Especial Publicação:05/09/2014 06:01Atualização:04/09/2014 11:50
 Francisco Ansiliero cultiva os mangaritos usados em dois pratos de seu restaurante (Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press - 29/8/14
)
Francisco Ansiliero cultiva os mangaritos usados em dois pratos de seu restaurante
À primeira menção, o nome pode enganar. Mangaritos. Seria latino? Doce? O chef Francisco Ansiliero esclarece: "Trata-se de um tubérculo que era comum há muito tempo, mas depois desapareceu", explica. Depois de pesquisar, Francisco chegou a alguns agricultores, até que conseguiu as mudas e, com a ajuda dos funcionários, começou sua própria produção. "Ano passado, conseguimos 100 quilos, este ano, já passou para mil", comemora.

Estão disponíveis no menu sazonal dois pratos que utilizam o ingrediente: o frango caipira com molho de pequi e caju acompanhado por mangaritos sautée (R$ 45) e a pescada amarela grelhada, com molho de cagaita e mousseline de mangarito (R$ 64).

Não é de hoje que a casa busca se envolver e incentivar o mercado justo. "As polpas de pequi, bem como os itens típicos do cerrado, são adquiridas no mercado local", ressalta. O chef é procurado para orientar os produtores.

"Foi assim com as azeitonas de Sobradinho. A dona da chácara veio até mim, eu identifiquei o produto e hoje compro tudo", explica. Tratam-se de azeitonas ascolanas, provenientes da Itália. Como são colhidas apenas uma vez por ano, não estão ainda no cardápio, sendo servidas em jantares e degustações fechadas.

Dom Francisco
(SCES, Trecho 2, conjunto 31, ASBAC; telefone 3226 2005 ; 3224 8429; 3224 5679), aberto de segunda a quinta das 12h à 0h; sextas e sábados: 12h à 1h; domingo das 12h às 17h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK