Brasília-DF,
17/MAR/2024

Se delicie nas casas que oferecem pratos com ingredientes brasilienses

Chefs da cidade utilizam itens produzidos no Distrito Federal em receitas de pratos, molhos e bebidas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Rebeca Oliveira Sara Campos - Enviada Especial Publicação:05/09/2014 06:00Atualização:05/09/2014 11:22

 (Andre Violatti e Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Você já provou um prato com ingredientes genuinamente brasilienses? Mesmo que você não saiba, sua resposta com certeza tem grandes chances de ser afirmativa. Produtos que anteriormente eram cultivados e fabricados em outras cidades já podem ser encontrados no Planalto Central com qualidade que não deixa a desejar.

Chefs de cozinha aproveitam o bom momento da safra para elaborar pratos com gostinho de cerrado. São casas de diferentes perfis que resgatam ingredientes locais e garantem mais frescor à mesa.

"Os comensais têm acesso a alimentos de maneira sustentável, incentivam a economia local além de fortalecer a agricultura familiar", ressalta Sérgio Orsi, especialista rural da Emater.

Seguindo essa tendência, a proprietária da Vincent Casa de Chá, Sônia Zaghetto, escolheu um café cultivado no núcleo rural de Tabatinga. "Acho importante que cada vez mais a gente incentive o trabalho do pequeno produtor. Essa fabricação em pequena quantidade vem ao encontro do perfil de nossa casa, que valoriza o artesanal", afirma.

O aumento expressivo do número de restaurantes, aliado ao maior interesse do público pelas informações sobre os ingredientes consumidos, tem gerado bons frutos. O novo cenário pode garantir uma experiência gastronômica mais consciente sem deixar o prazer de lado.

Confira a seguir casas que apostam nesses alimentos e que podem surpreender pelo sabor:


Dom Francisco


Baco Pizzaria

 

Vincent Casa de Chá

 

A Tribo

 

Ponto do Queijo

 

Godofredo

 

Mucho Gusto

 

Bar do Neguinho

 

Sou.l Gastronomia

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK