Brasília-DF,
15/OUT/2019

Fogo do Cerrado oferece carnes em receitas diferentes; confira

Molhos como fonduta de gorgonzola acompanham carnes nobres como picanha argentina, carré de cordeiro e javali

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Sara Campos - Especial para o Correio Mariana Vieira Publicação:24/10/2014 06:04Atualização:24/10/2014 13:25

 Rodrigo Aquino dá uma nova cara ao tradicional churrasco
 (Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press)
Rodrigo Aquino dá uma nova cara ao tradicional churrasco
Quando se pensa em churrasco, é comum imaginar cortes na brasa e acompanhamentos triviais como arroz, feijão tropeiro e vinagrete. Mas, para o chef Rodrigo Aquino, não é apenas isso. Ele enxergou no nicho de carnes uma grande oportunidade de se firmar no mercado. O interesse veio após trabalhar como ajudante de cozinha do bufê de um amigo. "Foi lá que eu observei os procedimentos e comecei a desenvolver interesse pelo churrasco", revelou.

De família maranhense, Aquino não tinha costume de comer tanta carne. "Nossos hábitos são mais voltados para peixes e camarão seco. Esse interesse veio por estar cansado da mesmice dos bufês deste ramo e querer algo diferente", afirma o chef, que, por isso, abriu o Fogo do Cerrado. Molhos como fonduta de gorgonzola acompanham carnes nobres como picanha argentina, carré de cordeiro e javali.

O alho negro, ingrediente bastante difundido pela cozinha italiana, reveste o pão - que pode ser fabricado pelo chef -, e as ervas colhidas no jardim de casa promovem novo sabor e aroma a maionese de batatas. Rodrigo organiza eventos para grupos de 50 a 300 convidados, com preços a partir de R$ 35, por pessoa.

 

Picanha recheada, do chef Rodrigo Aquino, no setor de Mansões Lago Norte ( Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press)
Picanha recheada, do chef Rodrigo Aquino, no setor de Mansões Lago Norte
 

Confira a receita da Picanha argentina com fonduta de gorgonzola e recheada de cogumelos - Serve até 6 pessoas.

Ingredientes

1 peça de picanha argentina de 1kg e 300g
150g de shitake fatiado
150g de cogumelo paris fatiado
Vinho tinho a gosto
Sal grosso a gosto
Roux branco (mistura de 20g de farinha de trigo e 20g de manteiga sem sal)
300ml de caldo de legumes
100g de queijo gorgonzola amassado com o auxílio de um garfo
1 cabeça de alho média

Mode de preparo
Tire o excesso de gordura da picanha e faça uma perfuração central com uma distância de 2 cm entre o furo e a parte externa da carne. Inverta a picanha. Em uma frigideira com manteiga e azeite salteie os cogumelos e adicione o vinho. Deixe reduzir quase por completo. Recheie a picanha e tempere-a com sal grosso. Em uma assadeira, leve a picanha a um forno pré-aquecido por 15 minutos a 200º por aproximadamente 40 minutos. Numa panela com o fogo desligado faça o roux até alcançar uma consistência homogênea. Acrescente o caldo de legumes e o queijo gorgonzola. Reserve.Corte o alho em lâminas e frite-o por imersão até ficar crocante e dourado. Depois de retirar a picanha do forno, acrescente a fonduta e finalize com o crocante de alho.

Fogo do Cerrado

(telefone 8115-0500), atendimento diariamente, das 9h às 1h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK