Brasília-DF,
26/ABR/2024

Santé 13 inova no cardápio em apresentações contemporâneas dos pratos

"Não temos uma cozinha engessada e gostamos de explorar técnicas e apresentações contemporâneas, mas com respeito a convenções clássicas", explica Oswaldo Scafuto

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Rebeca Oliveira Publicação:19/12/2014 06:04Atualização:19/12/2014 11:57

O chef Carlos Araújo e sua versão de filé-mignon suíno com musseline de castanhas portuguesas
 (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
O chef Carlos Araújo e sua versão de filé-mignon suíno com musseline de castanhas portuguesas
Durante os festins de dezembro é comum que os itens da ceia remetam a preparos clássicos. O restaurante Santé 13, no entanto, carrega um conceito diferente. "Não temos uma cozinha engessada e gostamos de explorar técnicas e apresentações contemporâneas, mas com respeito a convenções clássicas", explica Oswaldo Scafuto, um dos sócios da casa.

Para o Natal, duas receitas despontam. A primeira delas é o filé-mignon suíno recheado com linguiça artesanal, servido com musseline de castanha portuguesa, creme de maçã-verde e farofa ao molho de champanhe e laranja (R$ 56). A receita foi criada pelo chef Carlos Araújo especialmente para a data.

Mesmo uma sobremesa como a rabanada (R$ 19,80), que permanece intocável nos lares brasileiros, é apresentada com criatividade no estabelecimento. O doce vem acompanhado por banana-da-terra cortada em rodelas ao molho de tangerina, e ainda recebe uma bola de sorvete de canela com crocante de caramelo. Quem assina o preparo é outro chef da casa, Leandro Silva. "É um trabalho que fazemos a várias mãos. Dou um direcionamento a eles, mas permito que os chefs tenham liberdade em suas criações", explica Oswaldo.

 

Veja a receita do filé-mignon suíno recheado com linguiça caseira

Ingredientes

160g de filé suíno
70g de linguiça caseira
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Modo de fazer
Pegue um filé suíno, tempere com sal e pimenta a gosto, abra em folha e recheie com a linguiça de sua escolha. Pode amarrar com barbante para não abrir e sele em uma frigideira com azeite. Leve ao forno em 180°C até obter o ponto de sua preferência.

 

Musseline de castanha portuguesa

Ingredientes
70g de castanha portuguesa
40ml de creme de leite fresco
5g de manteiga
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de fazer
Cozinhe as castanhas até amolecer, retire a casca e bata no liquidificador com creme de leite fresco. Adicione sal e pimenta a gosto. Coloque a mistura em uma panela, deixe esquentar, adicione a manteiga e cozinhe até engrossar um pouco.

Farofa natalina

Ingredientes

40g de farinha goiana
10g de nozes
10g de castanha-do-Pará
15g de uva-passa
15g de damasco
5g de alho
20ml de azeite

Modo de fazer

Marine o damasco e as uvas em vinho branco por duas horas. Em uma frigideira, doure o alho no azeite e acrescente os ingredientes.

Molho de laranja e champagne

Ingredientes

100ml de suco de laranja
10g de açúcar
5ml de mel
1 taça de champanhe
5g de roux

Modo de fazer

Em uma frigideira caramelizar o açúcar, adicione o roux, o suco de laranja e mexa. Depois acrescente o mel e o champanhe.

Creme de maçã verde

Ingredientes

1 maçã verde
10ml de licor de maçã verde
1 pitada de sal
100ml de água

Modo de fazer

Cozinhe bem a maçã sem casca. Bata em um liquidificador a maçã com o licor de maçã verde até ficar homogêneo. Coloque a mistura novamente na panela, acrescente a água e deixe ferver até virar um creme, mexendo sempre.

 

Santé 13
(413 Norte, Bloco A, loja 40; telefone 3037-2132), aberto terça e quarta, das 12h às 15h, e das 19h às 23h30; quinta e sexta, das 12h às 15h e das 19h à 1h; sexta, das 12h às 15h e das 19h à 1h; sábado, das 12h às 16h, e das 19h à 1h; e domingo, das 12h às 17h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK