Brasília-DF,
17/MAR/2024

'O clube' chega aos cinemas para fazer a plateia refletir

O filme do chileno Pablo Larraín usa a Igreja Católica e seus segredos como uma metáfora para a sociedade

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:02/10/2015 07:00Atualização:02/10/2015 16:22

'O clube' foi premiado no festival Cine Ceará (Imovision Filmes/Divulgação)
'O clube' foi premiado no festival Cine Ceará

À primeira vista, O clube, novo filme do chileno Pablo Larraín (indicado ao Oscar por No em 2013), é uma saraivada de críticas à Igreja. Porém, visto mais de perto, o longa pode ser encarado como uma reflexão sobre a sociedade atual, na qual todos temos segredos e está cada vez mais difícil escondê-los.

 

 


A Igreja funciona como uma metáfora para a sociedade. Quatro padres foram mandados para uma casa à beira-mar — o que rende belas imagens — por terem cometido pecados graves. Lá, eles vivem sob os cuidados de uma religiosa que, descobre-se mais tarde, não é oficialmente freira, embora seja tratada como “irmã” pelos sacerdotes.

Um quinto religioso chega para investigá-los e traz os delitos à tona. Temas caros à Igreja, como pedofilia, celibato e homossexualidade não ficam de fora. Os monstros de cada um deles — e muitos dos nossos — caem um a um.

O que poderia ser chato, com um quinteto de religiosos formais discutindo religião, se destaca pelo texto afiado do roteiro, recheado de tiradas irônicas por parte de todos os personagens. O clube, premiado com o Urso de Prata em Berlim e com quatro troféus no Cine Ceará, expõe uma Igreja dividida, que sangra por dentro. Exatamente como a sociedade moderna.


Duas perguntas para Pablo Larraín

O filme toca em temas difíceispara a Igreja, como a pedofilia. O senhor não acha que hoje a Igreja, com mais denúncias vindoà tona, está mais transparente?

PL: Vivemos um tempo em que é difícil de esconder algo que acontece. Não é só na Igreja. É na sociedade toda. Com as redes sociais ficou mais complicado. As denúncias e segredos são revelados a todo momento. E a cobrança também aumenta, há uma patrulha.

Os cinemas chilenoe brasileiro dialogam?

PL: Essa aproximação entre os cinemas latino-americanos ainda está devagar. Mas com ferramentas como o Netflix está
melhorando. O Chile só recebe os grandes filmes brasileiros, como Tropa de elite e Cidade de Deus. Acredito que o inverso também aconteça.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES