Prato francês ratatouille ganha destaque em filme de animação
A montagem que aparece no filme é uma das criações que chef o Thomas Keller serve no French Laundry, Califórnia
Poucos filmes fizeram uma homenagem tão importante à cozinha francesa quanto a produção da Disney Pixar Ratatouille. Filme ganhador do Oscar de melhor animação em 2008, o longa conta a história do ratinho Remy, que deseja se tornar um cozinheiro. O prato que dá nome ao filme é típico da região de Provence e tem origem camponesa.
O chef paraense Leandro Nunes adora ratatouille. Tanto a animação quanto o prato em si. “Mesmo sendo um desenho, é mais fiel às práticas de cozinha do que muitos filmes”, avalia. Na opinião de Leandro, o crédito pela riqueza de detalhes gastronômicos é do famoso chef Thomas Keller, um dos grandes precursores da culinária francesa nos Estados Unidos. “Ele foi consultor para a Disney. O prato que aparece é uma das criações que ele serve no French Laundry, na Califórnia”, conta Leandro.
O chef lembra que se trata de um preparo muito versátil. O ratatouille pode ser servido como uma entrada, com fatias de pão, ou mesmo como acompanhamento para carnes. “Se quiser servir com uma massa, recomendo uma mais larga, como um talharim”, aconselha.
Confira a receita do ratatouille rústico (Serve 4 pessoas)
Ingredientes
½ cebola branca picada
1 abobrinha italiana média
1 berinjela média
3 pimentões pequenos, sendo um verde, um amarelo e um vermelho
4 tomates italianos sem pele picados
5 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
Óleo vegetal à vontade
sal, pimenta do reino e azeite extra virgem a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola e, em seguida o pimentão verde. Deixe cozinhar por cinco minutos. Adicione os outros pimentões, a berinjela e a abobrinha. Quando os legumes estiverem macios, adicione o tomate picado e deixe desmanchar. Por último, coloque o alho, a folha de louro e o tomilho. Sirva com azeite extravirgem.