Brasília-DF,
18/SET/2021

Prato francês ratatouille ganha destaque em filme de animação

A montagem que aparece no filme é uma das criações que chef o Thomas Keller serve no French Laundry, Califórnia

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira - Especial para o Correio Publicação:08/11/2013 06:20Atualização:07/11/2013 12:50

Ratatouille: um prato saboroso que ganhou notoriedade mundial depois da animação da Disney (Bruno Peres/CB/D.A Press)
Ratatouille: um prato saboroso que ganhou notoriedade mundial depois da animação da Disney

Poucos filmes fizeram uma homenagem tão importante à cozinha francesa quanto a produção da Disney Pixar Ratatouille. Filme ganhador do Oscar de melhor animação em 2008, o longa conta a história do ratinho Remy, que deseja se tornar um cozinheiro. O prato que dá nome ao filme é típico da região de Provence e tem origem camponesa.

O chef paraense Leandro Nunes adora ratatouille. Tanto a animação quanto o prato em si. “Mesmo sendo um desenho, é mais fiel às práticas de cozinha do que muitos filmes”, avalia. Na opinião de Leandro, o crédito pela riqueza de detalhes gastronômicos é do famoso chef Thomas Keller, um dos grandes precursores da culinária francesa nos Estados Unidos. “Ele foi consultor para a Disney. O prato que aparece é uma das criações que ele serve no French Laundry, na Califórnia”, conta Leandro.


Apesar da bonita apresentação, o prato que aparece no filme é uma adaptação, batizada por Thomas Keller de confit byaldi . “O ratatouille tradicional é mais rústico, e não leva abóbora amarela”, explica Leandro. Para o preparo em frigideira, ele recomenda que se refogue primeiro a cebola, depois o pimentão verde, “pois ele tem que cozinhar por cinco minutos a mais que o vermelho e o amarelo”. A berinjela deve ser de um tamanho maior que o resto dos legumes — “ela murcha mais que o resto”, pontua Leandro.


O chef lembra que se trata de um preparo muito versátil. O ratatouille pode ser servido como uma entrada, com fatias de pão, ou mesmo como acompanhamento para carnes. “Se quiser servir com uma massa, recomendo uma mais larga, como um talharim”, aconselha.

 

Confira a receita do ratatouille rústico (Serve 4 pessoas)

Ingredientes
½ cebola branca picada
1 abobrinha italiana média
1 berinjela média
3 pimentões pequenos, sendo um verde, um amarelo e um vermelho
4 tomates italianos sem pele picados
5 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
Óleo vegetal à vontade
sal, pimenta do reino e azeite extra virgem a gosto

Modo de preparo

Refogue a cebola e, em seguida o pimentão verde. Deixe cozinhar por cinco minutos. Adicione os outros pimentões, a berinjela e a abobrinha. Quando os legumes estiverem macios, adicione o tomate picado e deixe desmanchar. Por último, coloque o alho, a folha de louro e o tomilho. Sirva com azeite extravirgem.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK