Brasília-DF,
24/ABR/2024

Chef Thiago Brandão cria menu completo para intolerantes a lactose e glúten

Thiago sugere como prato principal a releitura de um clássico grego: a moussaka

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira - Especial para o Correio Rebeca Oliveira Vinicius Nader Publicação:06/12/2013 06:01Atualização:06/12/2013 07:43

Lasanha de berinjela e moussaka, prato típico grego (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Lasanha de berinjela e moussaka, prato típico grego

Cresce cada vez mais o número de pessoas que — seja por restrições de saúde, seja por opção própria — não comem lactose ou glúten. Mas não é por isso que elas têm que se privar de pratos especiais na cozinha. A pedido do Divirta-se Mais, Thiago Brandão, professor e coordenador dos cursos técnicos de gastronomia do Iesb, criou um menu completo — com entrada, prato principal e sobremesa — que pode aparecer na ceia de qualquer celíaco sem deixar o sabor de fora da festa.

Para começar, Thiago elaborou uma salada de pera e uva que ganha ares natalinos com toque de nozes. “A salada é um prato tropical e sempre fica mais saboroso com frutas. Dá para brincar muito com elas e com azeites e molhos”, afirma Thiago, que também gosta de usar alguns grãos em suas saladas.


Sobre grãos, Thiago faz uma advertência: “É preciso tomar cuidado porque algumas marcas e grãos, como a granola, por exemplo, têm trigo”. A atenção deve ser redobrada também com caldos e molhos industrializados. “Eles são fáceis de ser feitos em casa mesmo e podem ser congelados sem problemas, até em forminhas de gelo”, ensina.

Pensando no Natal como uma festa que agrega a família e os amigos, Thiago sugere como prato principal a releitura de um clássico grego: a moussaka. “A ceia natalina é um momento em que as pessoas querem confraternizar. Então pensei em uma receita que pudesse agradar a todos os convidados da festa”, justifica.

Em sua versão, a massa de lasanha dá lugar à berinjela, e o queijo pecorino abre espaço para o tofu defumado. O professor ressalta, no entanto, que o tofu defumado é um queijo saboroso, mas tem uma diferença com relação ao pecorino: ele não gratina, porém, quando levado ao forno, fica bem crocante. Outro segredo da receita está no tempero da carne, feito com canela e pedacinhos de figo fresco ou em compota.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK