Brasília-DF,
24/ABR/2024

Brasília comemora o evento grastronômico Goût de France; veja nas Favas Contadas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Liana Sabo Publicação:28/11/2014 06:09Atualização:27/11/2014 12:57
Alain Ducasse é um dos chefs mais estrelados do mundo
  (REUTERS/Eric Gaillard)
Alain Ducasse é um dos chefs mais estrelados do mundo
França recupera o gosto
berço das artes da mesa, a França tem visto nos últimos anos o seu prestígio declinar em contraposição à ascensão da gastronomia em diversas partes do mundo, como a vanguarda espanhola, a nova cozinha nórdica e até a latino-americana. Não por acaso, a terra de Luís XIV, de Brillat-Savarin e de Paul Bocuse lança um ambicioso projeto denominado Goût de Good France, que reunirá em 19 de março de 2015, mais de mil chefs em cinco continentes para homenagear a excelência da culinária francesa.

São promotores do evento o Ministério das Relações Exteriores da França e o renomado chef Alain Ducasse, que chegou a acumular 18 estrelas do Guia Michelin atribuídas aos seus restaurantes na França, no Japão, na Itália e nos Estados Unidos. No Brasil, Ducasse mantém parceria com a Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, no curso de gastronomia.

Papel da Embaixada

Brasília também vai comemorar o Goût de France, com mais de 10 chefs desafiando-os a criar um banquete. O menu de sete etapas deverá obedecer a seguinte sequência: aperitivo, entrada fria, entrada quente, peixe ou crustáceo, carne ou ave, seleção de queijos, sobremesa de chocolate, vinhos franceses e um digestivo francês.

Para o Conselheiro de Imprensa e Comunicação da Embaixada, Thibaut Lespagnol, "não há limites para a criatividade do chef, como o uso de ingredientes brasileiros, pois o que se quer é que tenha relação com as técnicas da culinária francesa."

Ele lembra que, desde 2010, a Unesco classifica como patrimônio cultural imaterial da humanidade a "refeição gastronômica dos franceses."

A seleção

Para operar o menu francês foram convidados os restaurantes Délicieux, da Aliança Francesa; Inácia Poulet Rôti; Grand Cru; La Chaumière; L'Affaire; La Tambouille; Le Jardin du Golf; Le Vin Bistro; Toujours Bistrot; além do chef Simon Lau. Eles terão o prazo até a próxima sexta-feira para apresentar o cardápio.

O preço do menu fica a critério do restaurante, mas cada um terá de se comprometer a reverter 5% das vendas a uma ONG local que trabalhe em favor do respeito à saúde e ao meio-ambiente. Além dos restaurantes da cidade, estão envolvidas casas de outras capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.

Alexandra Alcoforado: os petiscos vão só atravessar a rua (Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Alexandra Alcoforado: os petiscos vão só atravessar a rua
Quinta loja
A chef-restauratrice do Inácia Poulet Rôti, Alexandra Alcoforado, escolheu uma ave como o ingrediente principal do prato que fará para celebrar a França como homenagem à Madame Brassard, fundadora da escola de culinária Le Cordon Bleu.

Além desse prato, Alexandra está desenvolvendo o cardápio que será oferecido na nova Vintage Vinhos, a quinta loja do irmão Luis Carlos Alcoforado em parceria com Mauro Jorge Reis, marido da chef.

Localizada no Bloco A da 104 Sul, a loja conta com adega e wine bar, ou bar à vin, com dizem os franceses. Na entrada, o garrafeiro de madeira de demolição guardará mais de mil rótulos, enquanto, ao fundo, mesas podem receber até 30 pessoas.

Na sobreloja há uma sala para cursos de vinho e uma minicozinha só para esquentar os petiscos que virão do outro lado da rua, da 103 Sul, onde Alexandra comanda o Inácia.

No menu, salmão recheado de creme de salmão ao molho de gengibre e minigratinado de queijo de cabra com molho de tomate e manjericão. "Tudo será feito em pequenas porções", adianta. Só falta o alvará.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK