Brasília-DF,
26/ABR/2024

Especial fim de ano: varie nos rótulos das bebidas e alie ao sabor das receitas

As opções podem ir de carnes uruguaias a frutos do mar; confira a lista

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Rebeca Oliveira Sara Campos - Especial para o Correio Publicação:28/11/2014 06:00Atualização:27/11/2014 12:46

 (Gilberto Alves/CB/D.A Press)
O Divirta-se mais continua a dar dicas de harmonização de petiscos com diferentes bebidas. Desta vez, o foco é o vinho e o uísque, ambos de tradição milenar. Foi-se o tempo em que o vinho era restrito a determinados círculos sociais ou a ocasiões específicas. Seja no frio, seja no calor, a bebida vem ganhando popularidade.

O presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), Antonio Duarte, ensina que os vinhos brancos são a opção mais indicada para harmonizar com queijos. Os frutos do mar também são boa combinação.

Quem prefere um rosé pode ser surpreendido com o quanto a bebida combina com embutidos. Para os amantes do espumante, uma experiência é combinar com sabores perfumados e orientais.

O mais pedido, porém, continua sendo o vinho tinto. A uva cabernet sauvignon, por exemplo, harmoniza com carnes vermelhas.

O uísque não fica atrás quanto a admiradores. Vinicius de Moraes, por exemplo, foi o melhor garoto-propaganda que o destilado poderia ter no Brasil.


Com teor alcoólico médio de 40%, a bebida aos poucos tem conquistado novos ares e sido consumida por pessoas mais jovens e também por mulheres, antes avessas ao seu sabor forte e marcante. Segundo o especialista em destilados Cesar Adames, autor do livro O essencial em cervejas e destilados (Editora Senac), essa mudança ocorreu porque os consumidores descobriram a variedade de rótulos e que é possível escolher o que mais se adapta ao paladar.

Para combinar a bebida com tira-gostos, Cesar Adames recomenda embutidos (como as linguiças alemãs da Whiskeria Berlim) e carnes (a exemplo dos espetinhos de filé-mignon grelhados do Liv Lounge ou dos mini-hambúrgueres do Riders Café). "A única regra é não consumir uísque com o estômago vazio", recomenda.

Confira a lista de casas citadas na matéria e outras:

Whiskeria Berlim
Liv Lounge
Riders Café
Café Antiquário
Mercado 153
Pobre Juan
Coco Bambu
Soho

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK