Brasília-DF,
19/ABR/2024

Gostosuras da Tailândia é destaque nas Favas Contadas da semana; confira

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Liana Sabo Publicação:27/03/2015 06:10Atualização:26/03/2015 12:51
Pad thai é feito com macarrão de arroz frito com camarões, broto de bambu, ovos, cebola-roxa, molho de peixe, tofu e nirá
 (Liana Sabo/CB/D.A Press)
Pad thai é feito com macarrão de arroz frito com camarões, broto de bambu, ovos, cebola-roxa, molho de peixe, tofu e nirá
Provavelmente pela falta de uma imigração importante no Brasil, a cozinha da Tailândia, que tem tantos apreciadores pelo mundo, nunca decolou em Brasília. Houve, sim, mas por pouco tempo, um bistrô chamado Thai, que funcionava anexo ao restaurante Ichiban, na 405 Sul.

Fora isso, o brasiliense só pode se deliciar com a mistura de sabores (salgado, doce, picante e ácido), principal característica da culinária daquele país, em situações ocasionais, como festivais.

A chance virá agora, quando nove restaurantes da cidade participarão da Semana Gastronômica Tailandesa, que será realizada entre 13 e 20 de abril, numa promoção conjunta do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) e da Embaixada Real da Tailândia, e melhor: módicos R$ 59, a refeição.

Os nove:

Bierfass
Bottarga
Carpe Diem
Dona Lenha
Dudu Camargo
Esquina do Calaf
Esquina Mineira
Oliver
Villa Borghese


Nas comemorações do Songkran, passagem do ano no país asiático, as pessoas jogam água umas nas outras (Turismo Tailândia/Divulgação)
Nas comemorações do Songkran, passagem do ano no país asiático, as pessoas jogam água umas nas outras


Ano-novo
O evento tem duplo significado, informou o empresário Jael Silva, que acaba de assumir a Presidência do Sindhobar. "Comemora o aniversário de Brasília e o ano-novo tailandês."

Chama-se Songkran (em sânscrito significa passar ou mover-se para) o ano-novo tailandês, que começa a ser celebrado no primeiro dia da quinta lua crescente e dura três dias, geralmente de 13 a 15 de abril.

Nesses dias, as pessoas costumam vestir seus melhores trajes e vão às ruas para jogar água umas nas outras, além de ver monges abençoando casas e imagens de Buda.

Fora da Tailândia, as manifestações se limitam a demonstrações gastronômicas, como ocorre em São Paulo e, agora, na capital.

Menu autêntico

Para garantir autenticidade ao cardápio de iguarias do antigo Sião, a embaixada tailandesa destacou a sua chef, conhecida pelo apelido de Nok, que treinou cozinheiros e chefs dos restaurantes participantes durante aula culinária no Royal Tulip Alvorada Hotel.

Nok, de 40 anos, cursou escola de gastronomia em Bangcoc. Com a ajuda de um tradutor, ela ensinou o preparo da sopa apimentada de camarão e do rolinho primavera, duas entradas. Os principais são o pad thai e o gaeng khiao wan (carne com curry verde).

Sobremesa

O público pode optar entre mó gaeng pheak, um doce de inhame assado, e um sagu com calda de leite.

Nas comemorações do Songkran, passagem do ano no país asiático, as pessoas jogam água umas nas outras

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK