Brasília-DF,
24/ABR/2024

Simples assim: aprenda a fazer os quitutes fabricados pela Mr. Brownie

A empresa fornece para 900 pontos de venda em todo o Distrito Federal e 280 em Goiânia

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:22/05/2015 06:12
A Mr. Brownie oferece quatro sabores do doce americano ( Bruno Peres/CB/D.A Press)
A Mr. Brownie oferece quatro sabores do doce americano
O brownie, sobremesa de origem americana, caiu nas graças de chefs e clientes. Também, pudera: tem casquinha crocante por fora, interior macio e úmido e muito, mas muito chocolate. É doce garantido nos cardápios de diversos restaurantes de Brasília. A chance de provar o quitute e de ele ter sido fabricado pela Mr. Brownie, empresa que faz o doce há uma década, é grande - a empresa fornece para 900 pontos de venda em todo o Distrito Federal e 280 em Goiânia.

Tarso Frota, Guilherme de Sordi e Rodrigo Melo são os responsáveis pela produção. Na casa dos 20 anos, os três se conheceram nos corredores da Universidade de Brasília. Em 2011, antes que a formatura chegasse, decidiram entrar como sócios na empresa, fundada dez anos antes.

Com a supervisão de Rodrigo, que tem formação também como chef, o trio alterou a receita original e inseriram quatro opções de recheio (doce de leite, trufa branca ou preta e creme de avelã) e cobertura de chocolate ao leite. A massa fica menos tempo no forno e passou a ser feita com mais ovos e manteiga, que dão uma cremosidade extra ao bolinho. "Produzimos 10 mil brownies por semana. Vivemos um boom no consumo do doce. Temos algumas marcas fortes no Brasil, incluindo a nossa, que facilitam essa predileção nacional pela sobremesa", afirma Tarso Frota. A troca da receita tradicional pela versão "abrasileirada" foi bem recebida.

Receita Brownie - Rende 50 unidades de 40g

Ingredientes

300g de manteiga
7 ovos
300g de açúcar
400g de achocolatado em pó
230g de farinha
3ml de essência de baunilha
500g de doce de leite
350g de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Em uma batedeira, coloque os ovos, açúcar, farinha de trigo, achocolatado, essência de baunilha e manteiga, batendo bem até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em formas untadas e leve ao forno na potência média, pré-aquecido por 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Enquanto isso, espalhe uma camada de doce de leite sobre o brownie resfriado. Em seguida cubra os brownies com o chocolate meio amargo derretido e resfrie até o que ele seque. Sirva quente sozinho, com sorvete de creme, calda de frutas vermelhas ou outro acompanhamento a sua escolha.

Ainda melhor

O brownie é uma ótima receita para reproduzir em casa. Seu preparo é fácil e econômico e necessita de apenas cinco ingredientes. Mas, é possível sofisticá-lo e deixar o que já é bom ainda melhor. As recomendações de Tarso Frota para incrementar o bolinho são:

Aqueça antes de comer (vale até o forno microondas)
Sirva com uma bola sorvete de creme ou outro sabor de preferência
Adicione calda de morango. Basta colocar seis morangos, 50g de açúcar e gotas de limão para caramelar em uma panela antiaderente. Finalize decorando com nozes picadas.

Um erro que deu certo

Não há registros seguros de como e quando o brownie foi inventado. A história mais difundida conta que o quitute foi criado acidentalmente por um cozinheiro americano. A intenção era fazer uma massa de bolo, mas, com o excesso de manteiga e a falta de fermento, a receita desandou. Ao experimentar, ele percebeu que o erro havia se tornado um delicioso acerto. A receita se tornou pública em 1906, ao ser publicada na segunda edição do livro The Boston cooking-school cook book, escrito pela cozinheira americana Fannie Merritt Farmer.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK