Brasília-DF,
24/ABR/2024

Nomes da gastronomia de Brasília abrem espaço a ingredientes típicos do cerrado

Acontecerá durante as aulas ministradas no Mesa ao vivo

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Liana Sabo Publicação:07/08/2015 06:11Atualização:06/08/2015 14:36
Uso de folhas na gastronomia além da salada. Emerson Mantovani ( chef ) com o peixe ao molho de café com alface. (Carlos Moura/CB/D.A Press)
Uso de folhas na gastronomia além da salada. Emerson Mantovani ( chef ) com o peixe ao molho de café com alface.
Importantes nomes da gastronomia de Brasília abrem espaço a ingredientes típicos do cerrado nas aulas que vão ministrar durante o Mesa ao vivo, evento paralelo ao 27º Congresso Nacional da Abrasel, a se realizar nos dias 12 e 13 no Centro Universitário Iesb. A começar por Simon Lau, chef dinamarquês que ensinará uma receita de confit de guariroba, crepinette de couve e suã, cajá e redução de cereja.

Francisco Ansiliero, conhecedor dos produtos da Amazônia por ter vivido lá por muitos anos, vai desenvolver um prato autoral de pirarucu, maior peixe de água doce do mundo. Agenor Maia escolheu uma receita de bochecha de porco com redução de beterraba e baunilha do cerrado, um dos must do seu restaurante Olivae, na 405 Sul.

O coordenador dos cursos de gastronomia da instituição, Sebastián Parasole, optou pelo jenipapo que será praticamente desconstruído durante a aula a fim de o fruto ser aproveitado na pele, na polpa, em forma de suco, e na semente, como tempero. Tudo isso entra na confecção de uma quiche de alho-poró e ricota. Também com guariroba, mas em forma de purê, o chef Emerson Mantovani (foto) acompanha um corte de filé-mignon suíno ainda com alfavaca e favo de mel do cerrado.

Já o chef napolitano Rosario Tessier defenderá uma preparação típicamente italiana que é o ossobuco à milanesa com risoto de açafrão e molho cremolada, à base de salsa, alho-poró, cebola, salsão, cenoura, vinho tinto e noz moscada. Confitada com tomilho, caju, castanhas de caju e aioli será preparada uma cauda de lagosta pelo chef Gil Guimarães, do Parrilla Madrid. O evento conta com o apoio de mídia do Correio Braziliense, cujo assinante terá desconto em todas as atividades. Veja a programação no site www.congressoabrasel.com.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK