Começa a funcionar o contêiner do Madero em Águas Claras
Informal e atrativa, construção em contêiner promete ser uma das tendências para 2017. Na nova casa, preços são mais em conta que nos demais endereços do Plano Piloto
%u201CNão vamos participar da crise%u201D. A frase poderia soar arrogante, mas os bons números da rede curitibana Madero comprovam que a constatação reflete a boa realidade da steak house. Os clientes têm sido generosos com a marca, criada pelo chef paranaense Junior Durski. Apenas em 2016, o Madero abriu 21 unidades no Brasil, duas delas em Brasília.
Depois da unidade do Pátio Brasil, inaugurada em meados de 2015, e a do Shopping ID, que passou a funcionar em agosto desse ano, chegou a Águas Claras a mais nova operação do grupo: o %u201CMadero Container%u201D. O evento de lançamento aconteceu na noite de quarta-feira (21/12), para convidados e imprensa, com a presença dos humoristas Diogo Portugal e Ricardo Pipo (do grupo Os Melhores do Mundo). A unidade fica na Avenida Castanheiras, esquina com a 26 Norte, próximo ao Shopping One; e funciona diariamente, das 11h às 23h.
Estrutura
Construído em oito contêineres e com capacidade para 123 pessoas, o modelo já existe em outros estados e segue tendência que começa a dar as caras no Distrito Federal. O ponto forte são os hambúrgueres e sanduíches, com preço mais em conta que o dos outros endereços do Plano Piloto.
O que leva o nome da casa, com carne pura, alface, cebola e tomate frescos, queijo cheddar especial e maionese artesanal sai por R$ 35, com fritas. Em 2017, outros três shopping de Brasília devem receber novas unidades, dentre os quais o Pier 21, no Setor de Clubes Sul.
Em alta
Sob comando dos chefs Bruna Prieto, da confeitaria Las Pitangas, e do argentino Lucas Arteaga, um dos sócios do buffet Umami, a hamburgueria Páprica Burger também funciona em formato de contêiner. Apesar de, por fora, manter a pegada industrial, no interior, o visual é caprichado, com assinatura do escritório de arquitetura Studio Valéria Gontijo.
A opção arquitetônica tem ganhado projeção em Brasília desde que o Buraco do Jazz levou apresentações do gênero musical para a 214 Sul na companhia do charmoso %u201Ccaixote%u201D de metal do Container Bar, serviço nômade que servia quitutes, drinques e brejas artesanais.
Pioneira
Há um ano, a chef Renata Carvalho, do Ancho Bistrô de Fogo, já havia aberto o Bar dos Fundos com estética semelhante. Todos têm como ponto comum uma cozinha low profile, com cardápio acessível e despretensioso.
Esta, aliás, é uma das apostas gastronômicas para 2017, levando em consideração que muitas pessoas, por conta da crise, não dispõem de muitos recursos para gastar com o o almoço ou jantar. E nem por isso precisam se recolher em casa.