Brasília-DF,
26/ABR/2024

"Temos o dever de discutir política, mesmo em telenovelas", diz a atriz Bruna Linzmeyer

Em entrevista exclusiva ao Correio, Bruna Linzmeyer se despede de Juliana, personagem na novela Meu pedacinho de chão

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:27/07/2014 15:18Atualização:27/07/2014 15:20

 (Estevam Avellar/TV Globo)

Na reta final, a novela Meu pedacinho de chão foi um gostoso desafio à protagonista Bruna Linzmeyer. A professora Juliana fez rápida passagem por Brasília em um evento para noivas, estampando o cabelo rosa que fez ser reconhecida de longe. Em conversa com o Correio, ela fala sobre carreira e o folhetim, que fez sucesso pela narrativa, figurino e cenografia diferenciadas, com ares de realismo fantástico.

Exibida pela primeira vez em 1971, Meu pedacinho de chão é de autoria de Benedito Ruy Barbosa e, no remake, recebe a direção de Luiz Fernando Carvalho. Temas como corrupção, coronelismo e problemas sócioeducacionais no País, que foram explorados no folhetim em plena Ditadura Militar, voltaram à tona. “No Brasil, a tevê ocupa um papel informativo e social inquestionável, temos o dever de discutir política, mesmo em telenovelas. Temos o dever de colocar essas questões na tela! Ainda mais se tratando da educação, onde há muitas questões a se debater”, afirma Linzmeyer.

ENTREVISTA // Bruna Linzmeyer

Você tingiu o cabelo de rosa para dar mais veracidade a professora Juliana, do folhetim Meu pedacinho de chão. Até onde iria por um personagem?

Eu faria absolutamente tudo. Não imagino nada que eu não faria por um personagem. Se é uma questão artística, não consigo ver um limite, desde que, claro, haja um respeito ético pelo meu corpo e alma, e pela sociedade.

Tem preferência por personagens que possuam maior carga dramática, como Linda, de Amor à vida?

Sempre desejo a profundidade, trabalhos que me desafiem, que me transformem, que eu olhe e fale, em desespero: eu não sei fazer isso! Eu preciso entrar em desespero, mas o desespero artístico, de inventar algo novo. Que não saiba aonde vou parar e que seja em qualquer lugar possível, desde que eu saia do comum. A carga de drama ou não independe do personagem, depende de como você vai lidar com ele.

A novela, mesmo com tom lúdico e multicolorido, tece críticas a problemas educacionais em nosso país. Como vê esse casamento entre o entretenimento de massa e crítica social?
Acho essencial. No Brasil, a tevê ocupa um papel informativo e social inquestionável, temos o dever de discutir política, mesmo em telenovelas. Temos o dever de colocar essas questões na tela! Ainda mais se tratando da educação, onde há muitas questões a se debater. Um exemplo é a forma como ensinamos a ler e escrever. Uma criança não é um papel em branco! Ela tem uma história, tem sensibilidade, amor, ela olha para as letras e vê as coisas. Os educadores precisam respeitar isso. Outra questão é a valorização do professor em relação ao salário. Um professor não ganha mais de R$ 4 mil reais por mês, isso é um absurdo. Fiz laboratório e continuo visitando escolas para entender de perto essa realidade.

Aliás, neste ano tão emblemático para o Brasil, você pretende se posicionar e se engajar politicamente?
Eu sou engajada como cidadã, sou preocupada com o meu país. Estamos vivendo um momento muito importante, tem muita coisa acontecendo. É curioso as eleições coincidirem em um ano de Copa do Mundo, quando está tudo muito à flor da pele. Vejo o que está acontecendo mas não vou defender um lado ou outro publicamente. Mas estou aqui, viva, participei das manifestações do ano passado e quero me relacionar com isso. Não posso me associar a partidos ou coisa mais sérias, porque aí, teria que comunicar a Rede Globo.

Você começou a carreira com uma personagem (Tatiana, da série Afinal, o que querem as mulheres?) com alta carga sensual. Não teve medo do estereótipo “gostosona” da tevê?
De maneira nenhuma, faz parte da profissão. Acho lindo que as pessoas a minha volta me deem oportunidade de fazer esses trabalhos tão diversos. Personagens extremamente sensuais não me preocupam: eu sou jovem, tenho meu corpo no lugar. Mas quero fazer trabalhos diferentes que não esteja relacionado com meu corpo, ou que ele não esteja em primeiro plano.

Como foi a transição da carreira de modelo para a de atriz?
Nunca fui modelo. Fui morar em São áulo para terminar o 3º ano e tentar ganhar algum dinheiro com comerciais, mas isso nunca aconteceu. Comecei a carreira profissional quando fiz meu primeiro trabalho como atriz.

Sempre teve o desejo de atuar?
Na verdade, não. Eu fui descobrindo quando vim para São Paulo. Eu estudava justamente para descobrir isso. Quando trabalhei com o Luiz Fernando, pude ter certeza que era o caminho que queria seguir.

Aos 21 anos, você acumula experiências diferentes das que garotas da sua idade costumam ter. Acha que já atingiu a maturidade?
Meus pais me deram a oportunidade de sair de casa cedo, estudar, e poder fazer algo com minhas próprias pernas. Não sei se sou tão madura assim, tenho os dois lados: a criança e a velha, juntos e misturados.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK