Brasília-DF,
17/MAR/2024

Wakanda forever! O filme 'Pantera negra' é destaque nos canais Telecine

Sucesso de bilheteria e crítica, Pantera Negra é o primeiro filme de super-heróis com elenco de maioria negra

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Correio Braziliense Publicação:14/02/2020 06:01Atualização:13/02/2020 22:46
O filme apresenta o país futurístico de Wakanda (Reprodução/Internet)
O filme apresenta o país futurístico de Wakanda
A popularidade dos filmes de super-heróis é inegável. Com uma fórmula de sucesso, a Marvel decidiu apresentar em Pantera negra mudanças. Dando foco a culturas e costumes africanos, deixando o diretor mais livre pra criar e assumindo posicionamentos políticos, a história do guardião de Wakanda elevou os super-heróis para um patamar diferente nos cinemas.

O filme tem como enredo principal os desafios de T’Challa (Chadwick Boseman) em se tornar rei do país em que vive após a morte do pai. O longa apresenta a fundo Wakanda, país fictício africano hiperdesenvolvido e escondido do restante do mundo, e sua relação com o minério, também fictício, Vibranium. Quando Eric Killmonger (Michael B. Jordan), filho de um príncipe que traiu a nação, chega ao país com o intuito de assumir o trono e mudar a postura política local.

O filme tem na parte visual referências claras das culturas africanas. A trilha sonora também traz tambores e instrumentos usados na música africana. A cultura negra é bem representada e o elenco também é de maioria negra. A crítica apresentada no roteiro fica a cargo do vilão Killmonger que questiona a história dos povos negros de submissão aos brancos e prega que Wakanda tem o poder de reparar, ou ao menos vingar o sofrimento de pessoas e nações iguais a ela.

O enredo crítico e marcante somado a parte técnica apurada do filme tocou milhares de pessoas no mundo, e o filme se tornou um sucesso absoluto de público, sendo o primeiro longa de elenco com maioria negra a bater US$1 bilhão em arrecadação nos cinemas. Além disso, é a quarta maior bilheteria da história dos Estados Unidos e a décima segunda no mundo.

Pantera negra também agradou a crítica tendo participado ativamente na temporada de premiações de 2019. O filme concorreu a sete Oscars e levou três estatuetas pra casa, fazendo história ao se tornar o primeiro filme de super-heróis a concorrer a Melhor filme no prêmio da Academia

Serviço

Pantera Negra
Nesta sexta-feira (14/2), às 17h25, no Telecine Pipoca. Não recomendado para menores de 14 anos.



TV Aberta

Sexta
As branquelas
(Globo, 15h10)
Dois irmãos negros, agentes do FBI em Nova York, fazem-se passar por louras patricinhas, herdeiras milionárias, para desmantelar um plano de sequestro. Para isso ambos precisam viver como essas mulheres da alta sociedade novaiorquina.

Sábado
Chofer de praça
(TV Brasil, 16h)
Para ajudar o filho a concluir os estudos de medicina, um homem consegue um emprego de taxista num calhambeque caindo aos pedaços. Apesar do esforço, ele causa vergonha por suas barbeiragens no trânsito.

Domingo
Um lugar chamado Notting Hill
(Band, 20h)
William Thacker recebe a ilustre visita da estrela de cinema norte-americana Anna Scott, na livraria que é dono em Londres. Uma série de coincidências envolvendo os dois, os leva há um relacionamento romântico que constantemente bate em obstáculos devido a viverem em mundos completamente diferentes.

TV Fechada

Sexta
Simonal
(Telecine Premium, 22h)
A cinebiografia de um dos artistas mais marcantes da música brasileira. Colecionando sucessos ao longo dos anos 1960 e 1970, o cantor Simonal teve uma trajetória polêmica. Com altos e baixos, a carreira do astro é marcada por eventos que transitaram para além dos palcos.

Sábado
Pokemón: Detetive Pikachu
(HBO, 22h)
Um jovem não muito fã dos Pokémons acaba se unindo a um adorável e engraçado Pikachu com a extraordinária capacidade de se comunicar apenas com ele para sair em busca do próprio pai desaparecido.

Domingo
Tomb Raider: A origem
 (Megapix, 22h)
Lara Croft não aceita o desaparecimento do pai, um arqueólogo que sumiu durante uma expedição. Após decifrar uma mensagem, ela viaja para uma ilha no Japão e mergulha numa perigosa aventura em busca de respostas. O filme apresenta a famosa personagem dos videogames no início da carreira.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK