Telecine Cult exibe filmes feitos por mulheres para celebrar a semana delas
Telecine faz programação exclusiva com filmes dirigidos, roteirizados ou protagonizados por mulheres
Correio Braziliense
Publicação:06/03/2020 06:06Atualização: 05/03/2020 19:53

O documentário 'Varda por Agnès' faz parte da programação
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data marcada pelas reivindicações de igualdade de gênero, de mais espaços de fala, mais respeito e mais consideração com as mulheres. O dia foi estabelecido oficialmente em 1975, mas é comemorado desde o início do século passado, há pouco mais de 110 anos. Para focar na importância das mulheres, o Telecine preparou uma programação especial com mais de 24 horas de filmes que, de alguma forma, apresentam o ponto de vista feminino em relação ao mundo.
Os filmes transitam pelos mais diversos gêneros cinematográficos, seguindo a regra de serem dirigidos, roteirizados ou protagonizados por personagens femininas. Alguns dos títulos selecionados para a maratona são o drama Lady Bird – A hora de voar, o terror Nós, a comédia Mudança de hábito e a cinebiografia Elis.
A programação está dividida entre os canais Telecine Cult, Action, Fun e Touch. A parte principal fica a cargo do Cult, que transmite o filme entre às 22h do dia 7 e às 00h do dia 9. Ao todo, os quatro canais do Telecine exibem 19 filmes.
Esse tipo de iniciativa ganha força e importância com os movimentos de mulheres no meio cinematográfico. Apesar de sempre estarem presentes na frente e por trás das câmeras, elas não possuem a mesma visibilidade que homens na indústria do cinema e acabam esquecidas em premiações de direção e roteiro, mesmo com filmes aclamados pela crítica e pelo público. A causa ganhou ainda mais força em 2020 com a não indicação de Greta Gerwig ao Oscar de Melhor Direção pelo impecável trabalho feito em Adoráveis mulheres.
Serviço
Programação do Dia Internacional da Mulher
Sexta-feira (6/3), a partir das 22h e domingo, a partir das 10h45, na TNT. Classificação indicativa a depender do filme. Confira a programação completa no site df.divirtasemais.com.br
TV ABERTA
Sexta-feira
Meu passado me condena 2
(Globo, 15h10)
A vida de casado de Fábio e Miá cai na rotina. Após Fábio esquecer o terceiro aniversário de casamento, Miá decide pedir um tempo. Quando o avô de Fábio, que mora em Portugal, o comunica que ficou viúvo, ele enxerga nesta viagem para o funeral uma oportunidade de salvar o casamento.
Sábado
Jeca e a freira
(TV Brasil, 16h)
No século 19, em um lugar do interior do Brasil, um fazendeiro se responsabiliza pela educação da filha de um de seus colonos. Anos depois, a moça retorna do colégio acompanhada de uma freira e o fazendeiro faz de tudo para que ela não reconheça os pais.
Domingo
Amor custa caro
(Band, 14h)
Miles Massey é um advogado de divórcio excepcional que se especializa em ajudar maridos infiéis. Sem desafios, ele está cansado da vida, até que conhece Marylin Rexroth. Mas Massey é advogado do marido da moça e, por isso, ela acaba saindo sem nada na ação de divórcio. Marylin promete se vingar.
TV FECHADA
Sexta-feira
Em ritmo de fuga
(Telecine Pipoca, 22h)
Baby é um motorista conhecido no mundo do crime por habilidades no volante. Apesar disso, ele deseja sair dessa vida para ficar com Deborah, por quem está apaixonado. Mas, para conseguir o que quer e manter os que ama a salvo, ele terá que realizar um último trabalho.
Sábado
Bingo – O rei das manhãs
(HBO, 20h)
O ator Augusto Mendes enxerga a chance da vida quando é chamado para apresentar um programa infantil na televisão como Bingo, o palhaço. Porém, ele não pode revelar a própria identidade, o que transformará a ascensão na carreira em decadência e vício.
Filhas do sol
(Telecine Cult, às 22h)
Comandante das Filhas do Sol, batalhão curdo formado por mulheres que lutam pela sobrevivência do seu povo, Bahar está prestes a retornar a Gordyene, cidade na qual já foi feita prisioneira. Mathilde, uma jornalista francesa, acompanha o grupo durante o ataque, e a amizade entre as duas muda suas vidas para sempre. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Domingo
Que horas ela volta?
(Telecine Cult, às 10h15)
A pernambucana Val se mudou para São Paulo para dar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Agora, anos depois, ela lhe telefona dizendo que vai para a cidade prestar vestibular. Porém, o comportamento da adolescente complica as relações na casa de seus patrões.
Bao
(Telecine Cult, às 12h20)
Sofrendo com a ausência do filho, uma chinesa volta a ver sentido na vida quando um dos dumplings que preparou ganha vida. Ela então começa a cuidar da criatura dando-lhe todo o amor e carinho. Mas, de forma inesperada, ele cresce e ganha independência, deixando sua "mãe" triste mais uma vez.
Deixe a luz do sol entrar
(Telecine Cult, às 14h30)
Isabelle é uma parisiense de meia-idade divorciada que sonha em encontrar um amor para sua vida. Nessa busca incessante, a artista plástica acaba lidando com homens de diferentes personalidades, como, por exemplo, seu ex-marido, com quem tem uma filha em meio a uma relação problemática.
Varda por Àgnes
(Telecine Cult, às 16h20)
De mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, a diretora francesa Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico. A cineasta dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denomina de "cine-writing", uma espécie de fórmula utilizada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções.
Lady Bird - A hora de voar
(Telecine Cult, às 18h30)
Christine é uma excêntrica adolescente que prefere ser chamada de Lady Bird. Almejando alçar voos mais altos, a menina tem dificuldades em lidar com a adolescência: o último ano da escola, o primeiro amor e a mãe com quem tem inúmeras discussões. Indicado a 5 Oscars, incluindo o de Melhor Filme.
O estranho que nós amamos
(Telecine Cult, às 20h15)
Durante a Guerra Civil americana, o soldado da União John McBurney acaba encontrando abrigo em um internato feminino confederado. A presença do estranho desencadeia nas mulheres que vivem ali o medo de um ataque iminente e uma série de emoções em um contexto de isolamento e repressão sexual.
Papicha
(Telecine Cult, às 22h)
Em 1997, a Argélia é controlada por grupos terroristas com intenções de transformar o país em um arcaico Estado Islâmico. Nedjma, uma estudante universitária apaixonada pelo mundo da moda, deseja lutar contra a opressão que o governo exerce sobre mulheres tentando controlar seus corpos e presença em espaços públicos. Determinada em unir as mulheres de seu campus, ela organiza um desfile em protesto, que desafia as regras impostas pela sociedade argelina.
Sete homens e um destino
(Megapix, 22h)
Após vingar a morte da esposa, o xerife Chris Adams descobre que uma cidade próxima está sendo atacada. Um grupo de saqueadores matou a maioria dos homens e promete voltar para acabar com o resto. Desesperada, uma mulher que perdeu o marido oferece tudo que tem para que Chris aceite enfrentá-los.
Tomboy
(Telecine Cult, domingo, às 00h)
Laure é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa, que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.