Brasília-DF,
20/OUT/2017

Tutubarão misturava música e aventura na década de 1970

Além de se lançarem em aventuras, Leila, Bife, Linguiça, Bolha e, claro, o Tutubarão formavam uma banda chamada Os Netunos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:10/08/2014 06:11Atualização:08/08/2014 14:47
A trupe passava boa parte do tempo se dedicando à banda Os Netunos (Hanna-Barbera/Reprodução)
A trupe passava boa parte do tempo se dedicando à banda Os Netunos
Os seriados e os programas de televisão, por vezes, acompanham os temas presentes no cinema. Foi assim com Jurassic Park, que inundou a tevê de atrações relacionadas, ou os vampiros diferentes de Crepúsculo. Em 1975, o sucesso Tubarão, de Steven Spielberg, embalou o lançamento, um ano depois, do desenho animado Tutubarão.

A premissa da animação era a mesma de algumas atrações da época: um grupo de amigos e um animal se reuniam para combater vilões. O diferencial é que o bicho em questão era um tubarão e todos moravam no fundo do mar . Além de se lançarem em aventuras, Leila, Bife, Linguiça, Bolha e, claro, o Tutubarão formavam uma banda chamada Os Netunos.

Segundo a crítica da época, o animal tinha características bem parecidas, tanto na voz quanto no jeito de ser, com Curly Howard, dos Três Patetas. No desenho, o que Tutubarão mais queria era respeito, pois vivia em uma sociedade dominada por tubarões-robôs que impediam a entrada de tubarões “comuns” em prédios da cidade. Assim, a frase mais dita pelo personagem era “Não tem nenhum respeito”, emprestada do comediante Rodney Dangerfield, famoso por filmes dos anos 1980.

No Brasil, Tutubarão foi exibida pelas principais emissoras logo depois da estreia da atração nos Estados Unidos, em 1976. O SBT voltou a transmitir as aventuras do grupo em 2002 e em 2010. Ao to9do, foram 16 episódios de 30 minutos cada, produzidos pelos estúdios Hanna-Barbera.

Plágio


Quando estreou na televisão norte-americana, Tutubarão foi acusado de copiar o desenho Scooby-Doo por alguns motivos. O primeiro deles é a composição do grupo, com personagens que lembram Fred, Velma, Daphne e Salsicha, além de contar com um animal no elenco. Ainda havia o mote das histórias, cercadas mistérios nas duas produções. No entanto, a animação permaneceu no ar e, inclusive, houve participação do Tutubarão em um dos episódios de Scooby-Doo.

Aparições

Após o fim do desenho, no mesmo ano de estreia, Tutubarão fez algumas pontas em outras animações. A principal delas foi em A corrida espacial do Zé Colmeia, que misturava personagens clássicos dos estúdios Hanna-Barbera.

Dublagem

Nos Estados Unidos, o Tutubarão ganhou a voz de Frank Welker, que dublava ainda Fred, de Scooby-Doo; o Gato Cruel, nos filmes dos Smurfs; e George, de George, o curioso. No Brasil, o simpático tubarão teve a voz de Ionei Silva, que já dublou Cristopher Lloyd, em De volta para o futuro; o Mestre dos Magos, de Caverna do Dragão; e Ultraman, em O regresso de Ultraman.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK