Brasília-DF,
26/ABR/2024

Você se lembra dele? Reveja os grandes momentos do mágico Mister M

Ao revelar truques de mágica, Mister M despertou a curiosidade do telespectador e estrelou um dos quadros de maior audiência das noites de domingo

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:17/08/2014 06:12Atualização:15/08/2014 16:28
O mago e as ajudantes revelavam os mistérios por trás das mágicas ( Jorge Rodrigues Jorge)
O mago e as ajudantes revelavam os mistérios por trás das mágicas
Sem nenhum adjetivo que o qualifique, o nome Val Valentino pode parecer o de qualquer pessoa ligada ao mundo da moda. Mas, ao dizer que se trata do "príncipe negro de todos os sortilégios", o "paladino mascarado" ou "senhor de todos os segredos", você consegue se lembrar de quem se trata? Sim, ele mesmo: Mister M, o mágico que revelava truques de ilusionismo todos os domingos.

Antes de ter o primeiro quadro exibido no Fantástico, da TV Globo, o Mago Mascarado, como consta na biografia oficial, começou fazendo mágicas em Las Vegas - sem máscara - nos anos 1980. Na tevê, a primeira aparição foi no The Merv Griffin Show, exibido nos Estados Unidos pela NBC. No fim dos anos 1990, Val foi convidado pela Fox para ser consultor em um programa que revelava o funcionamento dos truques, mas acabou sendo a estrela do programa Breaking the magician's code: magic’s biggest secrets finally revealed.

Ao despertar a ira dos outros mágicos, Valentino conseguiu um sucesso maior do que o esperado, o que o levou a apresentações em outros países. O quadro da Fox foi comercializado e chegou ao Brasil. Em 1999, estreava no programa dominical, já cercado por polêmicas. Segundo o site Memória Globo, "a emissora recebeu milhares de cartas de protesto. Tudo em vão. O diretor do programa, Luiz Nascimento, respondeu aos apelos explicando que Mister M desvendava um número limitado de mágicas". A maior parte das manifestações dizia que Val utilizava dublês para revelar os truques e que eles não eram feitos do modo apresentado.

Por aqui, o quadro era o mais esperado da noite e o mais comentado nas salas de aula. Os bordões criados pelos roteiristas do programa, como os citados anteriormente, ganharam fama pelas ruas. Inclusive, o tradicional "ahhhh, Mister M" ainda é utilizado quando algo é descoberto. Depois da Globo, o mascarado estreou na TV Record no programa Tudo é possível, apresentado por Eliana.

Processos
Em 2003, 21 mágicos do Rio Grande Sul que se sentiram prejudicados pelo quadro de Mister M processaram a emissora carioca. Em 2012, no entanto, o STJ isentou a Globo de pagar indenização aos artistas, pois "não há norma jurídica que impeça a revelação dos apontados segredos do ilusionismo".

Sem máscara
Um ano depois de estrear no programa dominical, Val Valentino veio ao Brasil e foi entrevistado por Cid Moreira. O mágico falou sobre o quadro, o sucesso no país e ainda aproveitou para andar de limusine pelo Rio de Janeiro. O grande ápice de Mister M, no entanto, foi em um dos últimos programas, quando ele finalmente tirou a máscara e revelou a identidade.

Por onde anda

Depois do sucesso nas telinhas, Mister M se afastou da televisão, mas continua com shows de ilusionismo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK