Brasília-DF,
19/ABR/2024

Programa Porta da esperança emocionava e ajudava participantes

No palco, as pessoas selecionadas contavam a história de vida delas e, claro, ouviam as piadinhas do dono da emissora

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:19/10/2014 06:50Atualização:17/10/2014 12:47
Sonho da menina era conhecer a cantora Gretchen
 (SBT/Reprodução)
Sonho da menina era conhecer a cantora Gretchen

Os programas de assistencialismo — aqueles que dão casas, carros, eletrodomésticos, realizam sonhos, oferecem dias de princesa ou qualquer de benefício — são antigos na televisão brasileira.  Um dos mais populares — e que serviu como base para diversas atrações da atualidade — foi o Porta da esperança, comandado por Silvio Santos, que estreou  aos domingos, em 1985.

O formato era simples. Os telespectadores mandavam cartas  com pedidos — dos mais variados, de eletrodomésticos a conhecer a Gretchen. No palco, as pessoas selecionadas contavam a história de vida delas e, claro, ouviam as piadinhas de Silvio Santos.

Depois de cerca de meia hora de papo — principalmente quando era uma criança —, ocorria o momento mais tenso e que, na maior parte das vezes, levava o sorteado às lagrimas. Silvio Santos dizia: “Vamos abrir as portas da esperança!”

A música de suspense tocava e, vagarosamente, aquele portão dourado ia se abrindo. Lá dentro, estava o prêmio ou, em alguns casos, a pessoa com quem o participante queria se encontrar. A maior parte dos pedidos era atendida, mas alguns não eram contemplados.

Entre os pedidos mais lembrados, está o da participante que queria conhecer o Lombardi. Para quem não se lembra, Lombardi  era a voz oficial dos programas de Silvio Santos. Quando as portas da esperança se abriram o que se viu foi o locutor atrás de biombo. Apenas a sorteada pôde vê-lo.

O Porta da esperança ficou no ar até 1997 e deixou um legado para outros programas, como o Dia de princesa, quadro do programa Domingo legal, apresentado pelo cantor Netinho de Paula; e De volta para o meu aconchego, do Programa do Gugu.

Curiosidades

Pedido I

Um dos vídeos mais populares do YouTube sobre o Porta da esperança é o que mostra o pedido de uma menina que quer conhecer a cantora Gretchen. Silvio Santos não perdeu a oportunidade e disse: “Geralmente, as garotas se apaixonam pelo Bozo, pelo Gugu, por que a Gretchen?” A menina, encabulada, responde: “Ela é bonita, alegre”. Ao abrir as portas, Gretchen presenteia a criança com um pôster sensual e canta um sucesso da época.

Pedido II
Recentemente, o programa Domingo Legal exibiu a participação do Mc Créu — aquele do “sucesso” Dança do Créu — no Porta da esperança. Sérgio Costa, nome real dele, foi à atração para tentar ganhar um equipamento de DJ. Silvio Santos, como tradicionalmente ocorria, enrolou e tentou entender o que era um disc-jóquei. O Mc Créu ganhou o aparelho no fim do programa.

Encerramento
Uma curiosidade do Porta da esperança era o encerramento. Após agradecer aos “senhores telespectadores” e às “colegas de trabalho”, era exibida uma mensagem dita por Jesus Cristo: “Paz, amor, fé, esperança, luz e união. Não são apenas palavras. Você tem certeza que já fez tudo que podia pelo seu semelhante? Pense bem. Pois um dia vamos nos encontrar. E eu gostaria muito de chamá-lo de meu filho”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK