Brasília-DF,
26/ABR/2024

Criadora do seriado Girls, Lena Dunham se envolveu em polêmica ao lançar biografia

A artista, de 28 anos, impressiona pelos talentos como escritora, atriz e diretora

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Publicação:16/11/2014 06:07Atualização:14/11/2014 15:17
A artista não tem medo de polêmica e se destaca no mundo das Celebridades
 (Jason Kempin/Getty Images/AFP)
A artista não tem medo de polêmica e se destaca no mundo das Celebridades
Ela não é exatamente o que se espera. Nem de uma atriz de 28 anos nem de uma diretora, ou mesmo de uma escritora norte-americana. Lena Dunham sai do padrão. Começou a carreira escrevendo o roteiro e atuando em seus próprios filmes, sempre de uma maneira muito pessoal. Já foi tida como uma versão feminina do diretor Woody Allen e tem forte presença nas redes sociais.

Na série de televisão Girls, criada por ela em 2012 e atualmente rumo à 4ª temporada no canal HBO, representa Hannah, uma garota que, após se formar em literatura e passar dois anos em um estágio não remunerado, sendo sustentada pelos pais, tem a mesada cortada.

Os roteiros de Dunham abordam frutações profissionais, problemas de relacionamento, sexo, expectativas familiares, tudo com bom humor e ironia cortantes. A autora foi criticada pelas cenas de nudez própria, recorrentes no programa, e pelo fato de estar acima do peso. "Eu acredito que a nudez é uma forma de expressão humana realística sobre o que significa estar vivo".

Girls tem toques autobiográficos e dialoga com a geração de jovens adultos. Comparado com o bem-sucedido Sex and the city, dos anos 1990, a atração de Dunham rapidamente revelou a identidade; o mundo ligado aos jovens de vinte e poucos anos em busca de um caminho na vida adulta.

Biográfico
Recentemente, Dunham lançou um livro de memórias intitulado Not that kind of girl (Não esse tipo de garota, em tradução livre), ainda sem previsão para chegar ao Brasil. Após a publicação, ela foi acusada de ter abusado sexualmente de sua irmã mais nova quando ambas eram crianças.

Kevin D. Williamson, do periódico National Review, apontou várias passagens que podem ser interpretadas como abuso sexual. O jornalista publicou os trechos e fez algumas acusações. "Estou consternada com a recente interpretação dos eventos descritos no livro. Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que eu não tolero qualquer tipo de abuso", esclareceu a autora.

Quem é ?

Nome: Lena Dunham
Idade: 28 anos
Nascimento: Nova York, EUA.

Amizades

Dunham cultiva amizades inusitadas. Já relatou seus encontros com a diretora Nora Ephron (1941-2012), com quem compartilhava o fato de terem pais artistas e uma infância na cidade de Nova York. Após a morte da veterana, Lena escreveu um texto emocionado em homenagem à amiga para a revista The New Yorker. Outra companhia influente de Lena é a cantora pop Taylor Swift. As duas desenvolveram uma amizade pelo Twitter após Lena ter citado algumas músicas de Taylor.

Pré-seriado

Em 2010, Lena roterizou, dirigiu e atuou em Mobília mínima (Tiny furniture, 2010). No longa, filmado na casa da atriz, a mãe e a irmã atuam na trama que conta as desventuras de Aura (Lena). Aos 22 anos, ela volta para a casa da sua bem-sucedida mãe, a fotógrafa Siri (Laurie Simmons). Sem emprego, depois de levar um fora do namorado e tendo que competir com a irmã adolescente prodígio Nadine (Grace Dunham), Aura representa toda uma geração de universitários norte-americanos que, com diploma na mão e sem ideia do que farão em seguida, voltam para casa. O filme, considerado um precursor da série Girls, ganhou três prêmios de cinema independente nos EUA.

Confira o trailer da quarta temporada de Girls, que estreia na HBO em Janeiro de 2015

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK