Brasília-DF,
16/DEZ/2017

Novela 'Os dez mandamentos' incomoda a concorrência no horário

Com alto investimento, a trama só ressente de um grande ator

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:03/05/2015 08:07
Durante quatro fases, a novela cobrirá 100 anos de história (TV Record/Divulgação)
Durante quatro fases, a novela cobrirá 100 anos de história

A novela Os dez mandamentos, exibida pela TV Record há cerca de um mês, tem surpreendido não só as concorrentes como a própria emissora.

Segundo dados do Ibope, a trama já ocupa a segunda colocação geral no horário em que é exibida (das 20h30 às 21h30), com 13 pontos, em média — isso é 20% a mais que registra a terceira colocada. Em Brasília, o folhetim chegou a ter 16% de participação, ou seja, de cada 100 televisores, 16 estavam vendo a atração, um número alto para a Record.

Alguns fatores contribuem para o sucesso da novela. Primeiro, não se poupou dinheiro: a produção traz cenários exuberantes — são 28 no total — e 85 atores (divididos em quatro fases). Assim, cada capítulo custa cerca de R$ 700 mil para ser produzido — ao fim o folhetim terá 150 episódios.

“A Record acertou, inclusive no horário de exibição, em que não tem novela concorrendo diretamente na Globo”, explica Nilson Xavier, autor do livro Almanaque da Telenovela Brasileira.

“O que tem apelo é o fato de ser uma ‘novela bíblica’. Como é a única emissora a apresentar esse tipo de produção, digamos que não tem concorrência para quem aprecia esse gênero”, completa Nilson.

A atração é uma livre adaptação dos livros Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, da Bíblia. Escrita por Vivian de Oliveira e com direção geral de Alexandre Avancini, a novela começa na cidade de Pi-Ramsés, no Egito, aproximadamente em 1300 a.C. Durante as quatro fases, vai cobrir mais de 100 anos de história.

Apesar dos acertos, o espectador ainda sente falta de um ator de peso, que traria mais vivacidade à trama. “No geral, é uma boa produção. Apenas acho que a iluminação deixa tudo muito colorido e carnavalesco demais. Mas condiz com a proposta da emissora de ser uma obra popular. Talvez se tivesse uma fotografia mais escura, afugentaria o público”, explica Nilson.

Monumental
No Recnov, espaço que recebe as produções da dramaturgia da emissora, foram construídas verdadeiras réplicas das cidades retratadas na novela — tudo no prazo de 105 dias e em uma área de 7 mil metros quadrados.

Guarda-roupas
Para a apresentação dos personagens de época, a emissora confeccionou 2 mil peças de roupas e 300 peças de joias. Foram utilizados aproximadamente 1,5 mil metros de tecido para os figurinos. Para a gravação das batalhas, os soldados contam com 40 escudos, 40 lanças, 40 espadas egípcias, além dos armamentos dos hititas.

» Números

150
Total de capítulos da novela

85
Atores compõem o elenco durante as quatro fases

R$ 700 mil
Valor de cada capítulo da novela

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK