Brasília-DF,
20/ABR/2024

Desenho Super Mouse encontrou o sucesso pelo jeito simples da animação

Criado em 1944, a animação começou como uma paródia ao Super-Homem

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:24/05/2015 08:00


Super Mouse fez sucesso no Brasil durante as décadas de 1980 e 1990
 ( Internet/Reprodução)
Super Mouse fez sucesso no Brasil durante as décadas de 1980 e 1990

Os super-heróis conquistaram o sucesso durante períodos turbulentos da história, como na Primeira e Segunda Grandes Guerras. Capitão América e até o Batman traziam nas capas das revistas o combate aos inimigos da época. Foi nesse período que nasceu também um pequeno herói, pequeno mesmo, o Super Mouse. Criado em 1944, o camundongo era uma paródia ao astro Super-Homem — inclusive com o mesmo uniforme, quando foi ao ar pela primeira vez.

Criado pelo roteirista norte-americano Isadore Klein, Super Mouse fez sua estreia em uma animação curta exibida nos cinemas chamada de The Mouse of Tomorrow (O rato do amanhã, em tradução livre). Com relativo sucesso, o camundongo ganhou desenho próprio, abandonou o uniforme azul, trocando por um amarelo, e trocou até de nome, pelo menos nos Estados Unidos — foi de Super Mouse para Mighty Mouse (ou Poderoso Rato) por questões de direitos autorais (aqui, permaneceu como Super mesmo).

A história era a de qualquer super-heróis: salvar a Terra ou alguém que estivesse em perigo — ou os dois ao mesmo tempo. E quando uma dessas duas situações ocorria, Super Mouse entoava o seu famoso bordão: “Super Mouse é seu amigo! Vai salvá-lo do perigo!”. Os superpoderes também estavam presentes: voar, visão de raio-x e capacidade mover objeto inanimados eram alguns deles. Ao contrário do personagem que foi inspirado, o camundongo não tinha uma vida paralela, como a de um rato normal.Inclusive, ele vivia em uma espécie de ratolândia e, às vezes, aparecia morando na Lua.

Super Mouse não estava sozinho. Ele estrelava a animação com a namorada, que por aqui ganhou dois nomes, Zizi ou Pérola, e com o arqui-inimigo Gato Gatuno. A primeira não ajudava muito e era, geralmente, a responsável pelas confusões. Já o Gato simbolizava a eterna luta entre as duas espécies.

O desenho animado foi ao ar originalmente de fevereiro de 1944 a dezembro de 1961. No total, produziu-se 76 episódios. Por aqui, a animação ganhou espaço nos programas infantis matinais da TV Globo, nos anos de 1980 e 1990. Nessa época, o SBT também exibiu uma nova versão de Super Mouse.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK