Brasília-DF,
20/ABR/2024

SBT aposta em uma programação feita para e pelas crianças

Entre reprises, novelas e programas, a emissora conta com cerca de 40 atores infantis no elenco

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:09/08/2015 06:05
Crianças recebem apoio de um staff com psicóloga e pediatra no SBT
 (Lourival Ribeiro/CB/D.A Press)
Crianças recebem apoio de um staff com psicóloga e pediatra no SBT
Faz tempo que a maior parte das emissoras desistiu de produzir programas para e com o público infantil. A Globo, por exemplo, acabou com o último suspiro da TV Globinho, que passava aos sábados pela manhã e deu lugar ao É de casa.

O único que ainda aposta nesse segmento é o SBT, que conta com quatro programas por e para os pequenos, sendo três novelas. Em um levantamento do TV+ aparecem na transmissora paulista cerca de 40 crianças, contando com as reprises e a atração matinal, Bom dia & Cia.

Remake
A última novela a estrear, com 14 crianças no elenco, foi Cúmplices de um resgate, adaptação do original mexicano feito por Irís Abravanel, mulher de Silvio Santos, e dirigida por Reynaldo Boury. A trama conta a história de gêmeas vividas pela atriz Larissa Manoela — que está no ar também com a reprise de Carrossel —, que são separadas após o nascimento e se reencontram anos depois.

Ao perceber que são parecidas, decidem trocar de lugar para que vivam aventuras e descubram realidades diferentes, já que uma é adotada como filha de camponeses e a outra foi viver em um castelo.

As crianças, segundo a emissora, contam com supervisão e limites de horário para a gravação. “Para o bem-estar do elenco mirim, as crianças gravam no máximo seis horas por dia e para qualificar o desenvolvimento desses novos profissionais, o SBT disponibiliza uma equipe especializada para acompanhar o dia a dia delas. Pedagoga (Carolina Benvindo), fonoaudióloga (Camila Mercatelli), psicóloga (Rosa Nacaratto), preparador de elenco (Ariel Moshe), professora de canto e instrumentos musicais (Maria Diniz) e pediatra (Camila Marquezini) estabelecem um diálogo diário com o elenco e também com os pais dos atores mirins”, explica o SBT, em nota.

A emissora fez questão de reafirmar esse compromisso após ter que tirar do ar a dupla Matheus Ueta e Ana Julia, apresentadores do Bom dia & Cia, no começo do mês passado, em cumprimento à notificação judicial recebida pelo SBT, que deveria revisar a adequação de horário de trabalho das crianças. No lugar dos dois, Silvia Abravanel comandou a atração. Os pequenos voltaram ao ar no fim de julho.

As atrações
Bom dia & cia

Comandado por Matheus Ueta e Ana Júlia, o programa das manhãs da emissora mostra desenhos, além de brincadeiras por meio do telefone. Essa atração já foi apresentada por Maísa, além de Yudi (PlayStation! PlayStation!) e Priscila.

Chiquititas
Com 10 crianças no elenco, o novo remake de Chiquititas teve as gravações encerradas no começo do ano, mas que vai ao ar até este semestre. Essa foi a novela que revelou para a fama a atriz Fernanda Sousa, que vivia a Mili, na primeira versão.

Carrossel
A adaptação do sucesso mexicano sempre retorna à programação do SBT. Com Rosanne Mulholland, como professora Helena, a novela virou filme, que estreou em julho. A novela consegue tirar bons pontos de audiência da concorrência no horário em que é exibida.

Cúmplices de um resgate

A nova trama tem cerca de 14 crianças no elenco, mas consegue um equilíbrio com os atores mais velhos. Segundo a autora, isso foi feito para abordar temas mais delicados e não expor as crianças.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK