Brasília-DF,
26/ABR/2024

Lembra do seriado 'Xena, a princesa guerreira'?

Derivada de 'Hércules', a atração fez sucesso com o público e criou uma geração de fãs que não conseguem esquecer as aventuras da princesa, mesmo após 14 anos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:30/08/2015 06:00Atualização:28/08/2015 17:22

Xena saiu do seriado de Hércules e ganhou programa próprio ( NBC/Reprodução)
Xena saiu do seriado de Hércules e ganhou programa próprio
 

Não são todos os spin-offs, aquelas séries derivadas de outras produções, que conseguem dar certo na televisão. Além de Private practice, que veio de Grey’s anatomy; Angel, de Buffy, a caça-vampiros; e, recentemente, Flash, de Arrow; Xena, a princesa guerreira pode ser apontada como um dos seriados de maior sucesso até hoje — mesmo tendo acabado há 14 anos.

 

Xena apareceu em três episódios de Hércules: a lendária jornada, primeiro como a vilã da história, mas logo depois se redimiu e ajudou Hércules em sua aventura. Após o sucesso da personagem com o público, ela acabou ganhado um seriado próprio.


A história se passa na Grécia Antiga, mas mistura personagens de todos os tempos. Assim como foi em Hércules, na série, ela tenta se redimir de um passado cheio de mortes e dor. Dessa forma, ela parte em uma missão entre os povos que sofreram nas mãos dela. Ao lado dela vai Gabrielle, que se torna a melhora amiga. No meio disso tudo, Xena se encontra com figuras históricas e da mitologia, como Homero, César e os deuses do Olimpo. Além da ação, da aventura e do drama, os episódios abordavam temas como o preconceito e a amizade.


Apesar de interpretar a personagem-título da série em Hércules, a atriz Lucy Lawless não foi a primeira opção para dar vida à Xena no seriado homônimo. Antes, pensaram em Vanessa Angel para o papel principal, mas como ela não podia viajar para as gravações, acabaram optando por continuar com a artista que primeiro apareceu. Além dela, faziam parte do elenco: Renée O’Connor, como Gabrielle; e Ted Raimi, como Joxer, que as duas conhecem nas primeiras temporadas do show.


O formato de Xena era diferente em alguns aspectos. Enquanto a maioria das séries desse estilo apostava em batalhas, guerras e sangue, recheado de drama e ação, o programa da guerreira apostou bastante no humor, em lições de amizade e companheirismo, e em episódios musicais — pelo menos dois deles eram assim. Uma das técnicas muito utilizadas em shows atuais, os flahsbacks, já faziam parte do show. Por meio deles, o público pôde conhecer o passado de Xena, antes de se redimir, e de outros personagens do seriado.


Um dos trunfos de Xena foi ter estreado em uma época em que a internet começava a dominar os lares, principalmente dos Estados Unidos, em 1995. Dessa forma, a série conseguiu, por meio da rede, criar uma legião de fãs, que escreveram várias histórias com os personagens do seriado.


A série Xena, a princesa guerreira foi ao ar entre setembro de 1995 e junho de 2001. Foram ao todo 134 episódios, distribuídos em seis temporadas.


Saiba mais

Outros meios
Além da televisão, Xena fez sucesso em outras plataformas. Um filme no estilo animação foi lançado em 1998, com Xena, Hércules e Gabrielle fazendo as vozes principais dos personagens. Entre 1999 e 2001, foram apresentados seis jogos para videogames — das principais plataformas —, tendo a princesa como estrela. Nos livros e nos quadrinhos, a justiceira fez sucesso com guias e histórias inéditas.


No espaço
Nem mesmo o espaço escapou da popularidade do seriado. Em 2005, segundo a American astronomical society, o planeta anão 2003 UB313 recebeu o apelido de Xena, em homenagem ao personagem da televisão. Pouco tempo depois, descobriu-se que o astro tinha uma Lua, que recebeu o nome de Gabrielle.

Especulações
Alguns rumores se espalharam na internet sugerindo a volta do seriado, após 20 anos da estreia. Segundo o site Hollywood Reporter, uma versão moderna do programa estaria sendo produzida pela NBC. No entanto, por meio do Twitter, a atriz Lucy Lawless desmentiu a informação. “Desculpem, amigos, mas a notícia de que Xena vai voltar é apenas um rumor”, escreveu.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK