Brasília-DF,
26/ABR/2024

Aos 96 anos, Orlando Drummond ainda é lembrado como um dos alunos mais polêmicos da TV aberta

Ao longo de 75 anos de carreira, o ator conquistou o público com o carisma do Seu Peru e com as dublagens dos personagens de desenho animado

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:03/01/2016 06:30Atualização:31/12/2015 11:19

Em entrevista, o dublador do personagem Scooby-Doo contou que uma vez latiu para espantar um ladrão, e funcionou (Alex Carvalho/ Divulgação)
Em entrevista, o dublador do personagem Scooby-Doo contou que uma vez latiu para espantar um ladrão, e funcionou

Aos 96 anos, e afastado da televisão brasileira, o talento e o carisma de Orlando Drummond permanecem fazendo história na telinha -- seja nas vozes de personagens dos desenhos animados e séries, como Scooby-Doo e o Vingador (de Caverna do dragão), seja com o seu inesquecível personagem Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, em constantes reprises pelo canal Viva.


Claro que esse último é o grande personagem de destaque de Orlando Drummond. Antes mesmo de estrear na televisão, Seu Peru já dava o ar da graça no programa de rádio da Escolinha, transmitido pela Rádio Mayrink Veiga, nos anos de 1950. Quando foi para a televisão, o artista deu ao personagem todos os trejeitos e figurinos conhecidos.


Seu Peru ficou conhecido, além das roupas extravagantes, por tentar levar todos para "a irmandade", por tentar conquistar o professor Raimundo e, claro, pelos vários bordões, como "Use-me e abuse-me", "Te dou o maior apoio" e "Peru é cultura, cheio de ternura!". Quando não gostava da situação -- ou mesmo quando recebia uma nota zero --, a frase dita, e que conquistou o público, era: "Estou porrr aqui!".


O Seu Peru participou de todas as fases da Escolinha do professor Raimundo, desde as exibições na TV Rio, passando pela Excelsior e Tupi, além da TV Globo, de 1990 a 1995 e em 2001. Depois disso, o personagem fez participações no programa Zorra total, exibido aos sábados, entre 1996 e 1998.


Orlando Drummond também fez dublagens. O trabalho mais reconhecido foi o do personagem Scooby-Doo, o cão medroso do desenho homônimo dos estúdios Hanna-Barbera. Desde que chegou no Brasil, Scooby teve ao seu lado Orlando, inclusive em filmes e animações.


Em entrevista, Orlando disse que a voz do cachorro de Hanna-Barbera surgiu de uma situação inusitada. "Voltei da lua de mel com minha esposa e alguns de uma padaria estavam miando alto. Ninguém podia dormir. Acordei, enchi uma bacia d'água e fui para jogar. Na hora, vi um vulto entrando na minha casa. Aí eu lati e ele sumiu até hoje", lembrou.


A lista de desenhos e filmes que Drummond dublou é longa. Vai desde Popeye, passando por Gargamel (Smurfs) até Gandalf, no filme O senhor dos anéis, de 1978.


Saiba mais


Nova versão


O Seu Peru ganhou uma nova versão para o Escolinha do professor Raimundo -- Nova geração, apresentado primeiro no canal Viva e, depois, na TV Globo. Coube ao ator Marcos Caruso interpretar o personagem no humorístico. Em entrevista ao UOL, Orlando Drummond aprovou a caracterização e os trejeitos utilizados por Caruso e disse ainda que o artista soube captar a essência de Seu Peru.


Novelinha


Orlando Drummond não chegou a fazer novelas durante a carreira e focou nos programas de humor e nas dublagens. No entanto, durante dois anos, ele viveu o personagem Zaratrusta na novelinha Caça-talentos, exibida nas manhãs da TV Globo, e que tinha como protagonista a apresentadora Angélica. Como a maior parte do elenco, Zaratrusta era um mago, que ajudava a fada novata a se decidir entre o mundo mágico e o mundo real.


Sem Scooby


Drummond só parou de fazer dublagens neste ano, por conta do acidente de carro que sofreu no Rio de Janeiro. No entanto, deixou o tão adorado personagem Scooby-Doo sem a característica voz em 2012, quando por questões contratuais não pode mais continuar a dublar o cachorro medroso de Hanna-Barbera. A voz passou a ser feita por Reginaldo Primo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK