Brasília-DF,
26/ABR/2024

Canal Sundance exibe filmes independentes aclamados pelo maior festival do gênero nos EUA

A série '10 days of Sundance' exibe um filme por dia

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:17/01/2016 06:00Atualização:15/01/2016 15:16
A diretora do documentário Dreamcatcher, Kim Longinotto é reconhecida por abordar temáticas controversas e com foco na mulher (Green Acres Films, Vixen Films e Rise Films/Divulgação)
A diretora do documentário Dreamcatcher, Kim Longinotto é reconhecida por abordar temáticas controversas e com foco na mulher
 
A partir desta sexta-feira, o canal Sundance inaugura programação com filmes participantes ou premiados no festival, cuja edição de 2016 começa no dia anterior em Utah, nos Estados Unidos. A série 10 days of Sundance exibe um filme por dia, sempre às 23h.
 
Em entrevista ao TV+, Kim Longinotto, diretora de Dreamcatcher, filme que será exibido no último dia da programação, comentou a produção do longa e a importância de se levantar temas que valorizam a força de minorias sociais.
 
“Não faço filmes sobre vítimas, mas sobre a esperança personificada em gente que tem a coragem de se colocar diante do mundo”, afirma. A protagonista do documentário, Brenda Myers-Powell, é uma delas. 
Criadora da fundação Dreamcatcher, que auxilia mulheres em situações de vulnerabilidade, Brenda conduz as filmagens à realidade angustiante e comovente das ruas e dos becos no oeste de Chicago.
 
Prostituta da adolescência à fase adulta, Brenda foi dependente de drogas, sofreu abusos de clientes e patrões, abandonou a família e, depois de anos de luta, conseguiu retomar a vida. “Ela não sente vergonha ou culpa por ter sofrido abusos sexuais. Ao contrário, é orgulhosa de ter reescrito a própria vida e quebra o silêncio para ser exemplo de força e capacidade”, explica a diretora.
 
Segundo Kim, o interesse em tratar temas que envolvem as mulheres deve-se ao fato de que “elas sofrem isso todos os dias e estão em todas as partes do mundo lutando por mudança”. O filme também foi indicado ao grande prêmio do júri na categoria documentário e recebeu cinco indicações em outras premiações.

O festival de Sundance

O Sundance Film Festival é o maior evento de cinema independente dos Estados Unidos, que revela produções internacionais e, para Kim, reúne uma audiência espetacular: interessada, disposta a ver coisas novas e crítica. “Sempre tento finalizar os filmes antes do festival porque minhas exibições mais memoráveis
foram lá”, revela.


SERVIÇO

10 days of Sundance
Diariamente, a partir de sexta,
às 23h. No canal Sundance.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK