Brasília-DF,
19/ABR/2024

Programas de TV servem de guia turísticos para viajar sem sair de casa

Especiais televisivos levam telespectadores a lugares incríveis

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Morena Mascarenhas - Especial para o Correio Publicação:17/01/2016 07:00Atualização:15/01/2016 15:15

 

Quer fazer as malas, mas não tem dinheiro ou tempo para viajar? Vai sem sair de casa mesmo. Programas, realities e séries apresentam opções que informam, divertem e passam vontade em qualquer andarilho. O TV+ traz um guia para quem quiser se aventurar no mundo da tevê.

Fora do comum

 (Fotos: Reprodução internet)

A mistura entre jornalismo e reality show feita por três amigos aventureiros ao redor do mundo, em Não conta lá em casa, chama a atenção. Criatividade na abordagem dos assuntos, boas imagens e coragem na busca por entrevistas reveladoras, e muitas vezes arriscadas, dão o tom do programa.


Os cenários escolhidos por André Fran, Felipe UFO, Michel Coeli fogem do lugar comum de praias paradisíacas e comidinhas diferentes para mostrar a realidade e os conflitos locais em países como Irã, Iraque, Coreia do Norte, Afeganistão, Somália, Haiti e Palestina, entre outros.


Na 8ª temporada, os rapazes foram à Europa para acompanhar de pertinho a questão dos refugiados. O resultado são relatos emocionantes e surpreendentes durante a viagem que cruzou o Leste Europeu e o Mediterrâneo.

O mundo pelo brasil

 (Anne Bueno/Divulgação)

A série O mundo segundo os brasileiros, narrada por pessoas que vivem em diferentes lugares do mundo, conta de forma simples as experiências diárias de quem decidiu sair do país para se arriscar a descobrir uma vida diferente em outros continentes.


Cada episódio traz a visão de quatro ou cinco brasileiros sobre o mesmo lugar, mostrando cotidiano e curiosidades locais, como comidas exóticas, diferenças culturais e sociais. Em tom documental e quase autobiográfico, os personagens contam também como é estar fora de casa e os prós e contras da aventura.


No ar desde 2011, O mundo segundo os brasileiros coleciona centenas de episódios gravados em 119 capitais, nos cinco continentes do mundo, mostrando desde os principais roteiros turísticos do mundo até lugares longínquos, pouco explorados, repletos de descobertas e contrastes.

Irreverência ao redor do Globo


Dita em tom descontraído, a frase-título de Vai pra onde? já virou uma marca do apresentador, o ator Bruno de Luca. O jovem traz dicas de pontos turísticos, hospedagem em conta, passeios gratuitos, mas está mesmo preocupado é com as festas.
Há 7 anos no comando do Vai pra onde?, que chega este ano à 11ª temporada, Bruno se considera viajante profissional, tendo passado por vários apuros e conhecido muita gente. “Estamos a apenas 6 pessoas de distância uns dos outros” costuma ser o lema do apresentador, que não perde uma balada.

No coração da floresta

A surfista Karol Knopf é a apresentadora da série de 14 episódios de 60 dias na Amazônia, série sobre a maior floresta tropical do mundo. O programa conta a experiência da carioca e do diretor de fotografia Sylvestre Campe durante dois meses no local.


Os dois começam a aventura no Peru, em busca da nascente do Rio Amazonas, e descem de barco até chegar ao Brasil. Entre acampamentos à beira d’água e dentro da floresta, a equipe registra o contato com animais silvestres e cenários deslumbrantes durante as horas de viagem de barcos e jangadas pelos rios que passam.
Karol e equipe também mostram como foi a experiência de passar alguns dias com uma tribo indígena participando de rituais e fazendo stand up com as crianças da aldeia. As imagens da série são encantadoras.

Bagagem cultural


Mesclando informação e entretenimento, Viagem cultural explora possibilidades turísticas dentro e fora do Brasil. O jornalista Rodrigo Ruas, apresentador do programa há quase 10 anos, já visitou mais de 70 países.
Quase sempre acompanhado de um brasileiro que vive no local visitado, o apresentador passeia pelas cidades mostrando curiosidades dos lugares por onde passa. É a oportunidade de viajar pelos quatro cantos do planeta sem sair de casa.
O programa valoriza as culturas locais, história, culinária, música, artesanato e destaca iniciativas de preservação ambiental e esportes de aventura.

SERVIÇO

60 dias na
Amazônia
Canal OFF.
Terça,
às 20h.

Não conta
lá em casa
Multishow. Quinta, às 14h30.

O mundo
segundo os
brasileiros
Band. Sexta,
às 23h30.

Vai pra
onde?
Multishow. Quarta,
às 20h30.

Viagem
Cultural
TV Brasília. Domingo,
às 18h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK