Gangues de Nova York é destaque no canal Max Prime
Martin Scorsese traça o panorama político da região de Baixa Manhattan
Publicação:22/01/2016 07:00

Longa marca o início da parceria entre Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese
O filme Gangues de Nova York se passa entre os anos 1830 e 1863, período no qual brigas territoriais modificaram o cenário da Baixa Manhattan. Em uma delas, a gangue dos Coelhos Mortos, composta por imigrantes irlandeses e católicos, é derrotada e o pastor Vallon (Liam Neeson), integrante do grupo, assassinado. Vitoriosos da vez, os Americanos Nativistas, sobo comando de Bill Corte de Carniceiro (Daniel Day-Lewis), ganham influência política na região.
Dezesseis anos após a morte de Vallon, o filho dele Amsterdam, interpretado por Leonardo DiCaprio, retorna de um internato para vingar a perda do pai, mas encontra um terreno dominado pelos opositores. Na jornada, ele acaba tornando-se amigo de confiança do chefe do crime William M.Tweed (Jim Broadbent) e se apaixona pela ladra e integrante da gangue rival, Jenny Everdane, interpretada por Cameron Diaz.
Martin Scorsese tece o panorama político e consegue balancear as personagens de Day-Lewis e DiCaprio com ambivalências e dilemas morais. Quando a carnificina iguala todos, fica difícil definir os bons e os maus.
Gangues de Nova York ganhou o Globo de Ouro de melhor direção e Daniel Day-Lewis foi premiado melhor ator pelo British Academy of Film and Television Arts (BAFTA). O longa também recebeu dez indicações ao Oscar, entre elas, a de melhor filme.
Gangues de Nova York
Hoje, às 14h, no Max Prime