Brasília-DF,
17/MAR/2024

Emissoras televisivas investem em programas gastronômicos

Embaladas pelo sucesso das atrações de gastronomia na tevê brasileira, emissoras apostam em produções nacionais para conquistar o público

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Alexandre de Paula- Especial para o Correio Publicação:13/03/2016 07:00Atualização:11/03/2016 15:17

 (Tricia Vieira/Divulgação)


Se você é daqueles que começam a salivar só de pensar nos pratos incríveis (algumas vezes nem tanto) feitos nos programas de gastronomia, pode preparar a pipoca ou se aventurar em receitas mais elaboradas. Março chegou recheado de opções para quem adora atrações repletas de comida bonita e — espera-se — gostosa.


Só no GNT, sete programas nacionais sobre culinária estreiam novas temporadas neste mês. The taste Brasil, Food truck — A batalha e Cozinha prática, por exemplo, estrearam com episódios inéditos na última semana. O programa Tempero na mochila é outra estreia nacional do mês, no Food Network. Além deles, outros canais fechados, como o TLC, exibem produções estrangeiras e em reprise de programas culinários exibidos na tevê aberta.

Sabor na colher

O The taste Brasil recomeçou na última quinta-feira. A segunda temporada do programa continua com a disputa entre os times dos chefs André Mifano, Claude Troisgros e Felipe Bronze. Os mentores auxiliam equipes de cozinheiros e avaliam, às cegas, as produções dos participantes. A comida preparada no programa é apresentada em colheres — não em pratos —, em porções de degustação.


Com bastante rivalidade entre os mentores (e entre os participantes), a disputa pelo título é acirrada no programa exibido às quintas às 22h30. Na temporada anterior, uma concorrente do time de Felipe Bronze levou o prêmio. Bronze ainda garantiu o segundo lugar, para a tristeza de Mifano e de Troisgros.

Batalha nas ruas


Um dia tocando a cozinha de um truck e com um adversário que pode levar todo o lucro conquistado. É esse o desafio em Food truck — A batalha. Na atração comandada pelos chefs Adolfo Schaefer e Márcio Silva, dois concorrentes descobrem o tema que devem seguir e recebem um valor para fazer compras. A partir daí, eles precisam colocar a cozinha para funcionar, com dois convidados, e vender comida nas ruas. Quem se sair melhor leva o seu lucro e o do adversário.


Os 30 programas inéditos da nova temporada da disputa passaram por diversas cidades do interior e do litoral paulista.

Para aprender


Existe vida além das competições nos programas de gastronomia da tevê fechada. Algumas estreias do mês de março são focadas em ensinar receitas para o público. É o caso de Cozinha prática, exibido nas noites de segunda no GNT. Comandada por Rita Lobo, a atração mostra cardápios rápidos e fáceis para quem quer preparar uma refeição em pouco tempo.


Receitas da Carolina e Tempero de família, capitaneados pelos atores Carolina Ferraz e Rodrigo Hilbert, respectivamente, são outros programas que focam no preparo das receitas. O programa de Hilbert conta também a história dos produtores dos alimentos usados pelo ator nos pratos que cozinha.


Comida de viagem


O chef Pedro Benoliel protagoniza, a partir da próxima quinta, no canal Food Network, Tempero na mochila. Voltado para o conceito do turismo gastronômico, o chef viaja, no programa, pelo litoral de São Paulo.


Durante as viagens, Benoliel entrevista personagens e monta uma cozinha itinerante em cada região para preparar pratos típicos com ingredientes do lugar. A intenção é explorar as características culinárias e culturais das cidades visitadas.

Os gringos


Não são só as atrações nacionais que despontam como destaque da grade da tevê por assinatura; produções estrangeiras de programas culinários também são apostas das emissoras. O TLC estreia a terceira temporada de Combate culinário em 23 de março.


O programa reúne um grupo de profissionais da gastronomia para assistir à competição em clima de arena, entre dois chefs. Os concorrentes recebem três ingredientes que devem protagonizar seus pratos e têm uma hora para cozinhá-los.


Mais próximo da produção documental, Chef’s table, que conta a história de nomes consagrados da gastronomia, é outro programa que terá novos episódios divulgados em março. A segunda temporada estreia em 27 de março no serviço de streaming Netflix. O primeiro retratado da segunda temporada será o chef brasileiro Alex Atala.


Você pode substituir por...


Amada (ou odiada?) na internet e protagonista de vários memes, Bela Gil retorna com episódios inéditos de Bela cozinha, focado em alimentação natural. Na quinta temporada da atração, ela viaja pelo interior do Rio de Janeiro e ensina maneiras mais saudáveis de cozinhar. Famosa pela substituição de ingredientes que propõe, Bela Gil está no ar nas noites de terça-feira, no GNT.

SERVIÇO

The taste Brasil
Quinta-feira, às 22h30, no GNT

Food Truck — A batalha
Segunda-feira, às 19h30, no GNT

Cozinha prática
Segunda-feira, às 20h30 no GNT

Tempero de família
Quarta-feira, às 20h30 no GNT

Receitas da Carolina
Quarta-feira, às 20h30 no GNT


Bela cozinha
Terça-feira, às 20h30 no GNT

Tempero na mochila

Estreia 17 de março, no Food Network.

Combate culinário

Terceira temporada estreia em 23 de março, às 21h20

Chef’s table

Segunda temporada estreia em 27 de março no Netflix

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK