Emissoras televisivas investem em programas gastronômicos
Embaladas pelo sucesso das atrações de gastronomia na tevê brasileira, emissoras apostam em produções nacionais para conquistar o público
Se você é daqueles que começam a salivar só de pensar nos pratos incríveis (algumas vezes nem tanto) feitos nos programas de gastronomia, pode preparar a pipoca ou se aventurar em receitas mais elaboradas. Março chegou recheado de opções para quem adora atrações repletas de comida bonita e — espera-se — gostosa.
Só no GNT, sete programas nacionais sobre culinária estreiam novas temporadas neste mês. The taste Brasil, Food truck — A batalha e Cozinha prática, por exemplo, estrearam com episódios inéditos na última semana. O programa Tempero na mochila é outra estreia nacional do mês, no Food Network. Além deles, outros canais fechados, como o TLC, exibem produções estrangeiras e em reprise de programas culinários exibidos na tevê aberta.
Sabor na colher
O The taste Brasil recomeçou na última quinta-feira. A segunda temporada do programa continua com a disputa entre os times dos chefs André Mifano, Claude Troisgros e Felipe Bronze. Os mentores auxiliam equipes de cozinheiros e avaliam, às cegas, as produções dos participantes. A comida preparada no programa é apresentada em colheres — não em pratos —, em porções de degustação.
Com bastante rivalidade entre os mentores (e entre os participantes), a disputa pelo título é acirrada no programa exibido às quintas às 22h30. Na temporada anterior, uma concorrente do time de Felipe Bronze levou o prêmio. Bronze ainda garantiu o segundo lugar, para a tristeza de Mifano e de Troisgros.
Batalha nas ruas
Os 30 programas inéditos da nova temporada da disputa passaram por diversas cidades do interior e do litoral paulista.
Para aprender
Receitas da Carolina e Tempero de família, capitaneados pelos atores Carolina Ferraz e Rodrigo Hilbert, respectivamente, são outros programas que focam no preparo das receitas. O programa de Hilbert conta também a história dos produtores dos alimentos usados pelo ator nos pratos que cozinha.
Comida de viagem
Durante as viagens, Benoliel entrevista personagens e monta uma cozinha itinerante em cada região para preparar pratos típicos com ingredientes do lugar. A intenção é explorar as características culinárias e culturais das cidades visitadas.
Os gringos
O programa reúne um grupo de profissionais da gastronomia para assistir à competição em clima de arena, entre dois chefs. Os concorrentes recebem três ingredientes que devem protagonizar seus pratos e têm uma hora para cozinhá-los.
Mais próximo da produção documental, Chef’s table, que conta a história de nomes consagrados da gastronomia, é outro programa que terá novos episódios divulgados em março. A segunda temporada estreia em 27 de março no serviço de streaming Netflix. O primeiro retratado da segunda temporada será o chef brasileiro Alex Atala.
Você pode substituir por...
Amada (ou odiada?) na internet e protagonista de vários memes, Bela Gil retorna com episódios inéditos de Bela cozinha, focado em alimentação natural. Na quinta temporada da atração, ela viaja pelo interior do Rio de Janeiro e ensina maneiras mais saudáveis de cozinhar. Famosa pela substituição de ingredientes que propõe, Bela Gil está no ar nas noites de terça-feira, no GNT.
SERVIÇO
The taste Brasil
Quinta-feira, às 22h30, no GNT
Food Truck — A batalha
Segunda-feira, às 19h30, no GNT
Cozinha prática
Segunda-feira, às 20h30 no GNT
Tempero de família
Quarta-feira, às 20h30 no GNT
Receitas da Carolina
Quarta-feira, às 20h30 no GNT
Bela cozinha
Terça-feira, às 20h30 no GNT
Tempero na mochila
Estreia 17 de março, no Food Network.
Combate culinário
Terceira temporada estreia em 23 de março, às 21h20
Chef’s table
Segunda temporada estreia em 27 de março no Netflix