Brasília-DF,
17/OUT/2017

Minisséries e novelas destacam personagens que marcaram a história o país

A novela 'Liberdade liberdade' apresenta trama baseada na história de Joaquina, filha do Tiradentes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:10/04/2016 06:32Atualização:08/04/2016 14:57

O período da Inconfidência Mineira é cenário de 'Liberdade liberdade'  (Globo / João Cotta)
O período da Inconfidência Mineira é cenário de 'Liberdade liberdade'
 

Alguns momentos e personagens da história brasileira são tão marcantes que até parecem saídos de uma novela. Quantas vezes nos pegamos falando isso — mesmo que de maneira pejorativa? Às vezes eles realmente participam de uma: não raro autores tomam posse da realidade para desenvolver o folhetim, mesmo que com licenças poéticas que tiram o sono de historiadores.

É o que vai acontecer a partir de amanhã, quando estreia a novela das 23h da Globo, Liberdade liberdade. A trama de Mario Teixeira baseada no livro Joaquina, filha do Tiradentes, de Maria José de Queiroz, lança luz sobre o período da Inconfidência Mineira e traz Thiago Lacerda como o mártir.

“Coincidentemente, minha carreira é repleta destes personagens míticos. Tenho um prazer enorme nisso e muito orgulho destes personagens. Nunca imaginei um dia fazer o Tiradentes”, afirma o ator, que já viveu Giuseppe Garibaldi na minissérie A casa das sete mulheres. Em Liberdade liberdade, Thiago usará lentes de contato escuras que esconderão seus olhos azuis, traço que vem chamando mais atenção que o talento nos últimos trabalhos dele.

Mas vale ressaltar que Thiago aparece apenas nos primeiros capítulos de Liberdade liberdade. A verdadeira protagonista da novela é a filha dele, Joaquina, personagem que será vivida por Andreia Horta. Precavido, o autor Mario Teixeira avisou logo de saída, na entrevista de divulgação, que o pano de fundo é histórico, mas há momentos ficcionais no folhetim.

A mesma Minas Gerais de Tiradentes serviu como cenário para Xica da Silva. A escrava que virou marquesa foi imortalizada por Zezé Motta nos cinemas. Na telinha, coube à então estreante Taís Araújo brilhar na novela homônima à personagem exibida na TV Manchete em 1989 e exaustivamente reprisada pela Machete e pelo SBT. Até o canal Viva já quis tirar uma casquinha, mas não deu certo.

A trama se passava no século 18 ainda marcou por trazer a primeira protagonista negra em novelas brasileiras. Para fazer a cena em que Xica toma banho nua no rio, Taís teve que esperar completar 18 anos de idade. Completavam o elenco nomes como Drica Moraes, Giovanna Antonelli, Murilo Rosa, Dalton Vigh e Adriane Galisteu como a melhor perfomance da carreira na tevê.

Sensualidade

Duas personagens-títulos de produções chamaram a atenção pela sensualidade: Dona Beija e Hilda Furacão, vividas respectivamente por uma jovem e bela Maitê Proença e por Ana Paula Arósio. A primeira estreou em 1986 na TV Manchete. A jovem acabou conquistando a nobreza mineira, especialmente o ouvidor Armando Antônio Sampaio, vivido por Gracindo Junior. O resultado foram cenas em que Maitê aparecia tomando os famosos banhos com a lama terapêutica de Araxá. A novela alçou a atriz ao status de símbolo sexual e, um ano depois da estreia, ela foi a estrela da capa da revista Playboy pela primeira vez.

Outra bela morena que esbanjou talento e beleza no início da carreira foi Ana Paula Arósio. A minissérie lembrou a mulher que marcou a história mineira e virou uma lenda no estado. A atuação de Ana Paula conquistou elogios da crítica e do público, sendo o primeiro papel de destaque da morena.

Mais do que mostrar a trajetória da cortesã, a trama de Glória Perez também abordava questões políticas e religiosas, especialmente com o conflito entre o padre e o frei vividos por Paulo Autran e Rodrigo Santoro. A audiência da atração foi excelente para o horário, o que mostra que o público aprova essa relação entre o histórico e o fictício.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK