Brasília-DF,
26/ABR/2024

Perfil: confira a trajetória do ator Benedict Cumberbatch

Chegando às telas da TV Cultura, o ator encarna Sherlock Holmes enquanto se prepara para viver Doutor Estranho, da Marvel

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:01/05/2016 07:00Atualização:29/04/2016 14:41

 (Tevê Cultura/Divulgação)
 

 

É difícil discordar da popularidade do personagem Sherlock Holmes. Vivido por diferentes atores nos palcos, salas de cinema e telas de tevê, poucos foram tão carismáticos como o londrino Benedict Cumberbatch. O ator chega à TV Cultura com a estreia da série Sherlock neste mês de maio, toda sexta-feira, às 22h.


Filho de atores, Benedict foi criado para seguir na carreira de intérprete. Estudou atuação na Universidade de Manchester e se tornou mestre em representação clássica para teatro na London Academy of Music and Dramatic Art. Antes, ao concluir o ensino médio, Benedict tirou um ano sabático e se voluntariou a ser professor de inglês em um monastério do Tibet, em Darjeeling, India.


Desde os anos 2000, Cumberbatch participou de várias peças de teatro, sendo nomeado para o prêmio Olivier na categoria de melhor ator coadjuvante pelo seu papel de Tesman na peça Hedda Gabler.

Já a estreia no cinema foi em 2004, no filme A história de Stephen Hawking, biografia do famoso físico inglês. Depois disso, outro papel de destaque foi Sherlock (2010) que mantém até hoje, com a quarta temporada confirmada para 2017. Em 2014, estrelou o longa O jogo da imitação, que rendeu a Benedict indicações ao Globo de ouro, Oscar e outros prêmios na categoria melhor ator.


Cumberbatch recentemente integrou o time de heróis da Marvel. O ator viverá Doutor Estranho nos cinemas, um médico que sofreu acidente e descobriu que tem superpoderes.

Vida pessoal


Benedict se casou em fevereiro de 2015 com a atriz e diretora de teatro Sophie Hunter. O casal teve o primeiro filho no fim do ano, que foi chamado de Christopher Carlton Cumberbatch. O ator foi condecorado pela Rainha Elizabeth II com a honraria CBE (Ordem do Império Britânico) pelo trabalho no setor artístico e também por suas ações de caridade.

Curiosidades

O ator esteve no elenco de vários filmes indicados ao Oscar, entre eles Cavalo de guerra (2011), O espião que sabia demais (2011), Star treck – Além da escuridão (2013), Doze anos de escravidão (2013), Álbum de família (2013) e O hobbit (2014). Com voz imponente, participou de adaptações de romances para rádio, além de dar vida a áudio livros como Sherlock Holmes e A tempestade.

Quem é?

Nome: Benedict Timothy Carlton Cumberbatch
Nascimento: Londres, Inglaterra
Idade: 39 anos

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK